Planos de contingencia

Páginas: 8 (1802 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
PLANO DE CONTINGÊNCIA
O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como pontua o USMC Planning Manual “planejamento em situações críticas é a ação de visualizar uma situação final desejada e determinar meios efetivos para concretizar esta situação, auxiliando tomador de decisão em ambientes incertos e limitados pelo tempo".
Diversos modelos foramdesenvolvidos para auxiliar na construção desta ferramenta fundamental para a resposta a eventos potencialmente danosos, sobressaindo-se duas vertentes mais utilizadas.
A primeira, e mais tradicional, é a que estabelece o planejamento baseado em hipóteses de emergência específicas, e que determina procedimentos para cada um dos Cenários Acidentais identificados como relevantes em uma Análise Preliminar deRisco.
A segunda, que vem sendo progressivamente adotada, utiliza o planejamento baseado nas funcionalidades gerais de uma situação de emergência. Assim, o corpo principal do documento estabelece as responsabilidades das agências públicas, privadas e não governamentais envolvidas na resposta às emergências.
1. Princípios para a elaboração
- identificar a responsabilidade de organizações eindivíduos que desenvolvem ações específicas em emergências;
- descrever as linhas de autoridade e relacionamento entre as agências envolvidas, mostrando como as ações serão coordenadas;
- descrever como as pessoas, o meio ambiente e as propriedades serão protegidas durante emergências;
- identificar pessoal, equipamento, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta àsemergências, e como serão mobilizados;
- identificar ações que devem ser implementadas antes, durante e após a resposta a emergências.
2. Passos do planejamento
O primeiro passo é a pesquisa. Ela consiste em uma revisão da estrutura de planos existentes para a área, análise preliminar de risco, definição da base de dados a ser adotadas e caracterização dos aspectos da área que possam afetar asemergências.
Revisão da legislação, das normas, dos planos e dos mecanismos de cooperação.
É importante revisar a Legislação Federal, Estadual e Municipal que pode influenciar no planejamento e resposta a emergências. Outras normas, administrativas e mesmo internas às agências envolvidas também devem ser revisadas. Os planos aplicáveis à área para a qual se vai planejar também devem ser revisados, bemcomo aqueles destinados às áreas vizinhas. Finalmente, os mecanismos de ajuda mútua como convênios, acordos de cooperação.
Análise preliminar de risco
A análise de risco, como foi destacada anteriormente, é fundamental para a identificação de medidas de prevenção e preparação, com consequências importantes para a resposta a emergências. Sob o ponto de vista do planejamento para emergências, aanálise de risco auxilia a equipe de planejamento a definir quais riscos devem ser priorizados, quais ações devem ser planejadas e que recursos provavelmente serão necessários.
Identificação dos recursos existentes
A equipe de planejamento deve conhecer os recursos disponíveis para a resposta às emergências. A questão é listar e quantificar os recursos, de forma a permitir uma comparação entre osrecursos existentes e os recursos que serão necessários para uma resposta efetiva à emergência.
Identificação dos aspectos especiais de planejamento
A equipe de planejamento também deve identificar aspectos específicos que possam influenciar o planejamento, tais como características geomorfológicas, dependência de apenas uma via de transporte, grupos com necessidades especiais, existência deáreas de interesse especial (reservas e sítios arqueológicos, por exemplo) entre outras.
Desenvolvimento
Uma vez concluída esta pesquisa inicial, a equipe de planejamento construirá o Plano de Emergência por meio de passos como estes:
Validação
O Plano de Contingência deve ser verificado para identificar sua conformidade com a legislação pertinente, bem como procedimentos operacionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de Contingência
  • plano de contingência
  • plano contingencia
  • Plano de Contingência
  • Plano de contingencia
  • Plano de Contingência
  • Plano de Contingência
  • Plano de contingência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!