Planos de Benefícios

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014



Planos de Benefícios

Os benefícios oferecidos por uma organização representam um grande atrativo das empresas. Em um mercado extremamente competitivo, onde atrair e reter talentos tornou-se um constante desafio, as organizações estão atentas aos profissionais que agreguem valor ao negócio. Para isso, cada organização adota estratégias como, por exemplo, ações com foco na melhoria daqualidade de vida, programas de incentivo que resultam em premiações com base no atingimento de metas, iniciativas direcionadas ao planejamento de carreira, entre outros.
Os benefícios compõem a chamada Remuneração Indireta. Ela é parte integrante e significativa do pacote de Remuneração ofertado pela empresa, sendo representada pelos benefícios concedidos aos profissionais de forma não pecuniária,visando contribuir para a melhoria das condições de vida do empregado e de sua família. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para que a empresa se sustente em posição competitiva favorável na atração e retenção de profissionais.
Em resumo, os planos de benefícios sociais estão geralmente apontados a certos objetivos. Os objetivos referem-se às expectativas de curto e longo prazo daorganização em relação aos resultados dos planos.

Benefícios são aquelas facilidades, conveniências ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, no sentido de causar estímulos para que estes se sintam mais motivados, podendo ser financiados parcialmente ou totalmente pela empresa.

Os serviços e benefícios sociais tem história recente e estão intimamente relacionados com a gradativaconscientização da responsabilidade social da organização. As origens e o crescimento acelerado dos planos de serviços e benefícios sociais devem-se aos seguintes fatores:

· Exigências dos empregados quanto aos benefícios sociais;

· Exigências dos sindicatos e das negociações coletivas;

· Legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo;
É importante saber que os planos debenefícios geralmente são desenhados e planejados para auxiliar o colaborador em três áreas de sua vida:

No exercício do cargo (como gratificações, seguro de vida, prêmios de produção etc.);

Fora do cargo, mas dentro da organização (lazer, refeitório, cantina, transporte etc.);

Fora da empresa, ou seja, na comunidade (recreação, atividades comunitárias etc.);

Conceito
Denomina-se benefícios oconjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salário. O somatório compõe a remuneração do emprego.
Objetivo de um Programa de Benefícios
Um programa de benefícios atende normalmente a dois objetivos: a da organização e dos indivíduos.
Os Objetivos organizacionais são satisfeitos na medida em que a empresa garante o atendimento das necessidadesbásicas, e, portanto auxilia na manutenção de baixos índices de rotatividades e ausências, boa qualidade de vida dos empregados, redução do estresse, favorecendo e tornando a empresa competitiva no mercado.
As necessidades do indivíduo partem do pressuposto “a empresa sabe o que é melhor para seus funcionários” ao mesmo tempo em que carrega um forte tom de paternalismo, ao fixar de forma unilateral, oque um trabalhador necessita para garantir o nível mínimo de qualidade de vida, como alimentação e assistência médica, oferecidas como parte integrante da remuneração.
Planos Flexíveis de Benefícios
Adotados recentemente por organizações de países desenvolvidos, são aqueles que o empregado tem a opção de escolher entre os benefícios disponíveis aqueles que acham mais interessantes. Esse modelopressupõe uma empresa transparente, empregados responsáveis e uma relação aberta entre as partes, de forma a possibilitar análises e discussões sobre a relação custo-benefício de ambos.
Tipos de Benefícios
Os Benefícios oferecidos pelas empresas podem ser subdivididos em:
Benefícios compulsórios e Benefícios Espontâneos.
Benefícios Monetários: são os benefícios concedidos em dinheiro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de beneficios
  • Plano de Benefícios
  • Plano de Benefícios
  • Plano de beneficios
  • Plano de beneficio
  • Plano de Benefício
  • Plano de beneficio
  • Plano de beneficio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!