Planos De Aula Portugues5 Ano

12458 palavras 50 páginas
FORÇA TAREFA – PROEB
SUGESTÕES DE PLANOS DE AULAS PARA 4º E 5º ANOS DO CICLO COMPLEMENTAR
Orientação para trabalhar com todos os textos:
Propor à turma uma gincana de leitura semanal: cada acerto dos grupos, relativos ao trabalho com os textos da semana, valerá 1 ponto. Ao final da semana vencerá o grupo que obtiver maior número de pontos. Combinar o prêmio para o grupo vencedor, que poderá ser 15 min a mais de recreio na sexta-feira, uma merenda especial, um jogo na quadra, uma pipoca na hora do recreio da sextafeira, entrega de medalhas(feitas com papel ou emborrachado) durante a entrada, diante de todos os alunos do turno, outros.
 Essa estratégia possibilita despertar, nos alunos, motivos internos para a realização das tarefas.  A composição dos grupos deve ser feita pelo(a) professor(a), dependendo do seu objetivo:
Grupos homogêneos: para o(a) professor(a) dar maior apoio aos alunos mais fracos.
Grupos heterogêneos: para que os alunos mais fortes ajudem os mais fracos e para que o(a) professor(a) possa orientar a todos, igualmente.
 Os componentes dos grupos devem mudar toda semana.
 Incentivar o respeito mútuo entre os componentes dos grupos e o sentimento de “um por todos e todos por um”, garantindo assim, que os alunos mais fracos não se sintam diminuídos ou oprimidos, pelo contrário, se sintam apoiados e ajudados pelos colegas.
 O(A) professor(a) deverá garantir que os alunos tenham entendido a tarefa antes de iniciala.
 A turma deverá validar ou não a respostas de cada grupo. A professora deverá intervir somente se a turma não conseguir avaliar o grupo corretamente.
 Se a turma não validar a resposta do grupo ela deverá dizer a resposta correta, sempre orientada pelo(a) professor(a). Nesse caso ninguém ganha ponto.
 Criar um cartaz para ficar exposto na sala, para registrar, em ordem alfabética, os nomes dos textos lidos pela turma, nomes de seus autores, o seus respectivos gêneros textuais e sua finalidade social .
 Cada texto será trabalhado

Relacionados

  • Aprendizagem
    5450 palavras | 22 páginas
  • Budismo
    199501 palavras | 799 páginas