Planos de aula para ensino fundamental i

Páginas: 13 (3191 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
DANÇA DAS CADEIRAS

Introdução
Prestar atenção e ter reflexo rápido são características de um vencedor da dança das cadeiras. É uma brincadeira divertida para as crianças, na qual aparentemente não existem favoritos.

Objetivos 
• Interação e socialização dos colegas;

Público Alvo e quantidade de participantes
Livre. Quanto mais participantes, melhor.

Tempo Estimado Livre, subdivididos em 3 a 10 minutos para a roda de conversa inicial, tempo livre para a vivência do jogo e os últimos 6 minutos para roda de conversa. 

Material necessário  

Número de cadeiras igual a quantidade de participantes, menos uma. Espaço livre para a brincadeira.

Desenvolvimento da atividade

Etapa I: Explicação das Regras aos alunos. Perguntar se restaram dúvidas esolucioná-las.
Etapa II: Pedir aos alunos que se organizem em uma roda em volta das cadeiras.

Etapa III: Coloque uma música animada. As crianças andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim quea primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.


QUEIMADA

Introdução
Rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e mira. Sem esses atributos, um jogador dura pouco numa partida de queimada.


Divididos em dois times, grandes grupos de crianças ou adolescentes suam a camisa(correndo o tempo todo) com o objetivo de

Objetivos 
• Busca da superação de seus limites para vencer grandes obstáculos;
• Conhecer o colega e dissipar preconceitos e estereótipos;
• Eliminar os adversários com boladas e fugir das tentativas deles de eliminá-lo.

Público Alvo e quantidade de participantes
Livre. No mínimo 4, mas o ideal é ser jogado em grupos maiores, de mais de10 participantes.

Tempo Estimado 
Livre, subdivididos em 3 a 10 minutos para a roda de conversa inicial, tempo livre para a vivência do jogo e os últimos 6 minutos para roda de conversa. 

Material necessário  

Uma bola média. Não pode ser muito dura, para não machucar os jogadores, mas também não deve ser leve demais, senão não vai longe ao ser arremessada. Uma bola com ascaracterísticas da de vôlei é ideal.


Um terreno plano. Pode ser uma quadra ou uma rua não movimentada, por exemplo. Deve ser retangular, ser divida em duas partes (com uma linha bem visível no meio) e ter espaço para o grupo todo se locomover.

Desenvolvimento da atividade

Etapa I: Explicação das Regras aos alunos. Perguntar se restaram dúvidas e solucioná-las.
Etapa II: Pedir aos alunos que seorganizem em dois times.

Etapa III: Os participantes são divididos em dois grupos iguais, que ficam cada um de um lado do campo. O objetivo de cada um é “queimar” os integrantes do time adversário, acertando um a um com a bola até que não sobre ninguém.


Os times tiram a sorte (par ou ímpar, bola ao ar etc.) para decidir quem começa. Um dos jogadores fica com a bola. Ele tem direito a umarremesso de dentro de seu território (o limite é a linha central), e os adversários podem se afastar o máximo que conseguirem, sem sair dos limites de sua área.


Se a bola não atingir ninguém e sair rolando pelo chão, um jogador do outro time pode pegá-la e atirá-la em direção ao pessoal do time adversário – sem sair do ponto onde a pegou. Ele só pode andar com a bola se pegá-la no ar.


Équeimado quem for acertado e deixar a bola cair no chão. Essas pessoas viram “prisioneiros” dos adversários e têm que sair da área de seu time e ir para a “prisão” (também chamada de “cemitério”), uma faixa que fica depois da linha de fundo do outro time.


Os queimados continuam jogando, só que com menos liberdade. Eles só podem pegar a bola se ela cair dentro da prisão. De lá, podem tentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de Aula Ensino Fundamental I Educação Fisica
  • Plano De Aula De Lingua Portuguesa Ensino Fundamental I
  • PLANO DE AULA FUNDAMENTAL I
  • Plano de aula ensino fundamental
  • Plano de aula
  • Planos de aula fundamental I
  • Plano de aula fundamental i
  • Plano de aula ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!