PlanoRegional2015

1275 palavras 6 páginas
PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: História Regional
CURSO: História
TURNO: noite TURMA: Hil3an
PROFESSOR: Rangel Cerceau Netto

CARGA HORÁRIA: 80 horas/aula
SEMESTRE: 1º./2015
PERÍODO: º

Objetivo Geral:
Espera-se que o aluno, ao final do curso, seja capaz de desenvolver uma reflexão crítica sobre as realidades políticas, econômicas, sociais e culturais de Minas Gerais numa realidade globalizada. Assim busca-se uma compreensão mais rica da experiência humana na introdução ao estudo de sua região.
Específicos:
Levar o aluno a conhecer a produção historiográfica dedicada às Minas Gerais.
Favorecer a compreensão das Minas Gerais em inserção com a História do Brasil.
Ementa
Ementa: A disciplina de História Regional propõe-se apreender o processo de formação de Minas Gerais em suas especificidades fazendo conexões com a História do Brasil e do mundo. Assim como compreender o desenvolvimento da região e o papel dos diferentes agentes sociais neste processo.
Metodologia
Aulas teóricas (expositivas): objetivam introduzir as questões relevantes ao nível de idéias abrangentes e panorâmicas dos temas e conceitos, fornecendo o instrumental e referências necessárias à sua compreensão;
Estudos Dirigidos em pequenos grupos e individuais: objetivam o aprofundamento dos assuntos expostos em aulas teóricas, possibilitando ao aluno o desenvolvimento de sua própria reflexão e contato com a bibliografia recomendada.
Debates, seminários e apresentações de filmes, visita guiada: destinam propiciar ao aluno a oportunidade de reflexão, diálogo e capacidade de recepção sistemática e crítica acerca das concepções e interpretações presentes na bibliografia examinada. Conteúdo Programático
Unidade I:
1 Historiografia sobre Minas Gerais: balanços e perspectivas
1.1 A historiografia clássica
1.2 O revisionismo historiográfico
Unidade II:
2 Minas colonial (fins do século XVII e o XVIII)
2.1 O período de ocupação territorial e a exploração mineral
2.2 Administração e fundamentação social
2.3 O processo

Relacionados