Planodeprojeto

825 palavras 4 páginas
Planejamento Estratégico de Comunicação Entrevista com o jornalista e professor Cláudio Manoel Duarte, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas Por Cecílio Angelico 1. Quais as etapas básicas de um planejamento de comunicação?
Cláudio Manoel Duarte – Há diversos autores trabalhando diferentes concepções e etapas dos planejamentos. Basicamente, essas etapas, embora busquem quase os mesmos objetivos, são alteradas em função de sua aplicabilidade em áreas diferenciais. Fazemos planejamento para ensino, marketing, comunicação, saúde, etc. Porém, prefiro eleger as etapas pensadas por Richers, que propõe quatro momentos bem definidos: análise, adaptação, ativação e a avaliação. Um planejamento de comunicação social corporativa elege a análise como a etapa em que devemos conhecer a instituição, desde sua missão até suas iniciativas mais práticas no campo da comunicação e demais atividades. Após essa etapa, adaptamos sugestões para uma nova política de comunicação, através de um plano de ações que é colocado em prática e de sua ativação, e, por último, analisados os resultados. 2. Na sua opinião, qual a mais importante? E por quê?
Cláudio Manoel Duarte – Não existe, em planejamento, etapa mais importante. Estamos falando de um processo que tem seu funcionamento dependente das várias etapas, de forma interligada. Como podemos propor alteração se não conhecemos o contexto? Como podemos conhecer um contexto se não o pesquisamos? O que existem são etapas que se realimentam de forma mais intensa. Por exemplo: após avaliarmos os resultados da aplicação de um plano, identificamos, inevitavelmente, pontos positivos e negativos, os quais serão reforçados e corrigidos, respectivamente. A etapa avaliação, apesar de trabalhar uma reflexão sobre o acontecido, passa a ser fundamental para uma readaptação e melhor sucesso de um plano de comunicação, reduzindo os pontos negativos.

3. Por que se faz

Relacionados