planoCurso turma ADMN084 N 2015 1 Semestre

342 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
Plano de Curso
I - IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:

ADMN084 - GESTÃO MERCADOLÓGICA 2

Curso:

ADMINISTRAÇÃO - CAMPUS MACEIÓ

Docente:

DUILIO CLETO MARSIGLIA

Turma:

N

Ano: 2015 - 1º Semestre

CH:

60

II - EMENTA
Estratégias de marketing. A função de vendas dentro dos sistemas de marketing. Planejamento de vendas. Organização de vendas. Controle de vendas. Endomarketing.

III - OBJETIVOS
Introduzir nos alunos do curso de graduação em Administração os conceitos básicos de marketing com o objetivo de desenvolver a compreensão e a capacidade de tomada de decisão na formulação das estratégias de mercado.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Revisão dos conceitos de Gestão Mercadológica I
2. Segmentação de Mercado - Conceitos. Tipos de segmentação de mercado. Estratégias de segmentação. Segmentação para produtos e segmentação para mercados organizacionais. Processo de segmentação de mercado em mercados internacionais.
3. Promoção de vendas - Conceitos. Mix de promoção. Processo de comunicação. Estratégias de comunicação. Ética na comunicação.
4. Determinação de Preço - Conceitos. Fundamentos da formação de preço. Preço produto/serviços. Estratégias de precificação como elemento de segmentação de mercado. Estratégias de precificação em novos produtos. Política de preços em mercados internacionais. Influência do preço no posicionamento dos produtos e serviços.
5. Marketing Internacional - conceitos de mercado nas ações de marketing em mercados externos. Influência do ambiente político dos países nas ações de marketing. Responsabilidade social nas ações de marketing externo. Influência da cultura nas estratégias de marketing.
6. Plano de Marketing - conceito. Etapas do Plano de marketing.

V - METODOLOGIA
Aulas teóricas. Seminários. Palestras. Pesquisa de campo e bibliográfica.

VI - AVALIAÇÃO
Avaliações escritas. Trabalhos de grupo. Participação em sal de aula e nos Seminários.

VII - REFERÊNCIAS
/nKOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary, Princípios

Relacionados