planoa de aula

393 palavras 2 páginas
PLANO DE AULA

Uma planta na garrafa

Objetivo(s):

Conscientizar as crianças de que podemos reutilizar materiais que iriam virar lixo;
Que esse lixo iria contaminar nosso planeta e devemos cuidar dele;
Mostrar como uma semente é germinada e vira uma planta;
E que essa planta pode ser um flor , uma arvore que dá alimentos ,etc...

Desenvolvimento:

Materiais utilizados: garrafas pet,terra,semente de plantas diversas,água.

A experiencia será desenvolvida com crianças de 4 e 5 anos ,alunos da pré escola, em uma área externa da escola com duração de 50 minutos.
Temos que inserir nossas crianças em um novo desafio que é a sustentabilidade. Um grande conflito pelo qual a humanidade passa a repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem parte da natureza, melhor para sua convivência futura.
Frequentemente as crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação Infantil, os pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente.
Proponha uma roda de conversa para saber o que cada um acha da ideia de ter sua própria planta. Depois comece orientando que o uso de materiais cortantes deve ser feito por um adulto. E inicie ainda na roda o preparação das garrafas pet para receber a terra. Leve as crianças para a área externa onde cada uma vai fazer sua própria experiencia, colocando a terra na garrafa e depois plantando a semente,para que ela possa interagir com o meio e explicando que as plantas também depende de água para crescer e que deverão cuidar delas para que não morra.
Convide as crianças a comentar o assunto e a rever a maneira como lidaram com a terra e as sementes, e quais suas

Relacionados

  • Matematica aplicada
    14508 palavras | 59 páginas
  • trajetoria recente do desenvolvimento
    199504 palavras | 799 páginas
  • Probabilidade E Estatistica Quantificando A Incerteza
    165192 palavras | 661 páginas