Plano verão

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
Planos Econômicos

O Plano Verão

Alunos:

Curso: Mercado Financeiro com ênfase em Banking

Belo Horizonte, 06 de abril de 2011

O Plano Verão

1 Introdução

O Plano Verão foi um plano econômico lançado pelo governo do presidente brasileiro José Sarney, instaurado num cenário de profunda deterioração doquadro econômico brasileiro. Teve inicio em 15 de janeiro de 1989 pelo ministro Maílson Ferreira da Nóbrega, que havia assumido o lugar de Bresser Pereira. Criado pela Medida provisória nº 32, de 15/01/1989, e convertido em lei nº 7.730 de 31/01/1989.

Maílson da Nóbrega propôs realizar uma política para conviver com a inflação sem adotar medidas mais drásticas, apenas ajustes para evitar ahiperinflação. A inflação saiu dos 366% de 1987, para atingir 933% ao longo de 1988.

Nesse período, o Brasil vivia as conseqüências da crise que atingiu a América Latina na década de 1980. O aumento da taxa de juros americana e a recessão mundial atingiram as exportações brasileiras. Houve uma considerável diminuição dos investimentos públicos, com cortes orçamentários e uma retração da iniciativaprivada, dadas as atuais taxas de juros e a já percebida diminuição da perspectiva de consumo.

O Plano Verão não foi apenas uma tentativa desesperada de evitar a hiperinflação e o descontrole da economia brasileira, mas a última cartada de um governo desmoralizado tentando se restabelecer, principalmente moralmente, para a sucessão presidencial que se aproximava.

Foi criada uma estratégiabaseada na abertura da economia brasileira aos capitais internacionais, com o pólo dinâmico situado no setor exportador e na vinda de capitais externos de investimento.

Como conseqüência desta estratégia houve alta arrecadação na balança comercial gerando saldo positivo devido a quantidade de exportações realizadas porém, em contra partida, houve uma remessa recorde de capitais para o exterior .Diante disso, o governo teve não apenas de proporcionar um volume enorme de subsídios à custa do contribuinte como também viu-se obrigado a trocar os dólares faturados pelos exportadores por cruzados a serem despejados no mercado doméstico.

2 Medidas Iniciais

Antes de mais nada, o Plano teve foco apenas a inflação inercial por meio de um congelamento de preços e salários, ignorando as causasestruturais da inflação brasileira.

O governo acabou elaborando um plano recessivo e concentracionista. Começou achatando o poder aquisitivo dos salários ao engolir parte da inflação de janeiro, acelerada por um conveniente vazamento do choque.

Assim os salários entraram por baixo, enquanto os preços ficaram por cima: pior, reeditou-se o mecanismo da média salarial, que transforma a novamédia em pico, provocando um rebaixamento geral. Os salários e as demais remunerações de assalariados e pensões relativas ao mês de fevereiro de 1989, foram nivelados ao respectivo valor médio real em 1988. A partir de fevereiro de 1989, o pagamento de funcionários públicos passou a ser realizado até o décimo dia do mês subseqüente.

Não é apenas na questão salarial que transparece o caráterconservador do Plano Verão. Ele está presente também no empenho recessivo de cortar violentamente os gastos estatais e controlar o crédito e as emissões.

Foram cortes indiscriminados, que atingiram sobretudo obras sociais, como construção de hospitais e escolas, bem como demais obras financiadas pelo governo federal e até mesmo despesas de custeio, podendo provocar uma recessão de conseqüênciasdesastrosas.

O Plano Verão propôs a privatização de algumas estatais e cortes nos gastos públicos, onde os funcionários contratados nos últimos cinco anos seriam exonerados. Uma das medidas adotadas foi o congelamento de preços e salários, a extinção da correção monetária com a reforma monetária e a introdução do “Cruzado Novo” (1.000 Cruzados em 1 Cruzado Novo, corte de três zeros) inicialmente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano verão
  • plano verao
  • Plano Verão
  • Plano verão
  • Plano verão
  • plano verao
  • Plano Verão
  • PLANO VERÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!