plano semestral

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.    Conceituar e diferenciar os termos preconceito e bullying.
2.    Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e de bullying  no contexto escolar.
3.    Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e de bullying geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.    
4.    Perceber que a coletividade é importantepara um bom convívio social e que as formas de preconceito e de exclusão prejudicam esse convívio.


Justificativa
Percebemos uma situação peculiar acontecer, principalmente, nas nossas escolas, onde o preconceito gera uma forme de violência muito grave, o bullying. É o que tenho observado acontecer com alunos do 5º ano, onde são os responsáveis em discriminar e disseminar o bullyinga naescola.

Duração das atividades
Quatro a cinco aulas de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos já tenham discutido ideias e exemplos referentes à atitudes preconceituosas ocorridas em diferentes contextos sociais.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: Dando início à aula, o professor deveráanunciar aos alunos que irão trabalhar com temas polêmicos, mas muito presentes em várias situações do dia a dia e que ocorrem em diferentes espaços sociais: o preconceito e o bullying. Para isto, primeiramente, o Para isto, primeiramente, o professor apresentará duas palavras no quadro: PRECONCEITO e BULLYING, formando duas colunas.
Em seguida, entregará para alguns alunos fichas contendoafirmações relacionadas aos temas, misturadas aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha recebida e, juntamente com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao mesmo tempo, justificando-as. Neste momento, deverão contar também com a mediação do professor.   
Sugestão de afirmações relativas ao tema Preconceito:   “É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou ‘estranhos’. As formas mais comuns são relacionadas aos aspectos: social, racial e sexual”.   
“Refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro,  baseadas mais em rumores do que em provas claras, em opiniõesque resistem à mudança mesmo face a novas informações”.   
“De modo geral, o seu ponto de partida é uma generalização superficial, como por exemplo: ‘todos os norte-americanos são arrogantes’, ‘homem que é homem não chora’, 'todas as mulheres loiras são burras', 'toda mulher dirige mal'..   
“Refere-se a não aceitação das diferenças”.   
“Observação de características comuns a um grupo deforma agressiva ou discriminatória”.   
“É uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.”
“Leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.”
“É uma generalização superficial, chamada ‘estereótipo’.”
Sugestão de afirmações relativas ao tema Bullying:   
 “Secaracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.”
“Ameaça. Tirania.”
 “Opressão. Intimidação.”
“Humilhação. Maltrato.”
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo."
“Pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.”
“O que, àprimeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.”
“Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.”
“Chega a afetar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de curso semestral
  • Plano de aula semestral de espanhol
  • Plano Semestral de Ensino da Disciplina: Física
  • semestral
  • SEMESTRAL
  • Avaliação semestral
  • Relatório semestral
  • Planejamento semestral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!