PLANO DIRETOR PARA SUSTENTABILIDADE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

7048 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
____________________________________________________________

Planejamento Urbano I

PLANO DIRETOR PARA SUSTENTABILIDADE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

João Pessoa, Abril de 2013.
SUMÁRIO

1. RESUMO
O desenvolvimento do seguinte trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano diretor com diretrizes sustentáveis para omunicípio de João Pessoa com base nos três pilares da sustentabilidade, através da criação de polos ao longo dos bairros existentes para frear o efeito do espraiamento urbano. Palavras-chave: Sustentabilidade; plano diretor; João Pessoa; planejamento; social; ambiental; econômico.

Resumen El desarrollodelsiguientetrabajotiene como objetivo laelaboración de unplan maestro condirectricessustentables para elmunicipio de João Pessoa basándoseenlostres pilares de lasustentabilidad, a través de lacreación de polos enlosbarrios existentes para frenar elefectodelsprawl urbano.
Palabras clave:Sustentabilidad, plan maestro, João Pessoa, planeamiento, social, abiental, económico.

2. INTRODUÇÃO
O termo Desenvolvimento Sustentável surge a partir de estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma resposta à crise social e econômica no qual o mundo se encontrava mergulhada na segunda metade do século XX. É na Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD) que é desenvolvido o relatório de Brundtland, e nele tenta-se conceituar o desenvolvimento sustentável. Foi assim que se definiram os três princípios básicos a serem cumpridos para o desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, proteção ambiental e equidade social.

O século XX chega com um agravamento vultuoso dos problemas urbanísticos, eles passam a se multiplicar de maneira agressiva. Com a população crescendo cada vez mais, cresce a produção e o consumo de bens e de serviços, as desigualdades sociais se agravam e

Relacionados

  • Plano de negócio
    19762 palavras | 80 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • Mapa Estrategico Da Industria 2013 2022 Id 27 X16b1139d6caf4d0ba837f952e449b33e 1162013083441
    29636 palavras | 119 páginas
  • Livro Direito Administrativo Fernanda Marinela 2011
    621101 palavras | 2485 páginas