Plano de trabalho docente de ensino da disciplina de matemática – ensino fundamental.

Páginas: 16 (3846 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO















PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ENSINO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA – Ensino Fundamental.




















PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE ENSINO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA – Ensino Fundamental.

















“Não há ramo da Matemática, pormais abstrato que seja, que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real.” (Lobachevsky)
















1 – FUNDAMENTAÇÃO

Por que ensinar Matemática?

“Não gosto de Matemática. Tenho pavor de Matemática. Não consigo entender Matemática.” Quantas vezes você já ouviu frases como estas? Talvez esse medo da Matemática tenha sido gerado por aprendizagens deregras sem nenhum significado, sem ligação alguma com situações da vida, em um ambiente de sala de aula em que, muito raramente, as condições sociais, psicológicas e culturais dos alunos foram consideradas.
Sabemos que, no passado, o homem construiu os primeiros conhecimentos matemáticos a partir da necessidade de encontrar soluções para problemas do dia-a-dia, criando verdades sujeitas atransformações. Assim é fundamental que os professores trabalhem a Matemática de forma dinâmica, procurando levar os alunos a também fazê-los.
O conhecimento matemático tem um papel relevante no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, tomar decisões, criticar e avaliar soluções, raciocinar segundo uma determinada lógica, criar e aperfeiçoar conhecimentos.
É necessáriodesenvolver atividades práticas que envolvam aspectos qualitativos da realidade, como atividades que lidam com grandezas, contagens, medidas, técnicas de cálculo, etc.
Conseguir uma situação de equilíbrio entre as necessidades práticas e a ultrapassagem da experiência concreta, tanto no que se refere às ferramentas conceituais, quanto às concepções, é a mais difícil tarefa do professor deMatemática. Somente um desempenho satisfatório de tal tarefa pode situar adequadamente a Matemática nos currículos, servindo tanto ao estabelecimento de uma continuidade entre a escola e a vida, quanto à fundamentação das rupturas necessárias com o senso comum no caminho para a construção de uma autonomia intelectual. Essa disciplina tem um significado especial em sua construção.
Na própriaetimologia, encontram – se elos que vinculam a Matemática à fundamentação do raciocínio em todas as áreas do conhecimento. Ela seria com uma ciência geral que conteria os primeiros rudimentos da razão humana, fazendo alargar sua ação até brotar verdades em qualquer assunto.
De acordo com as Diretrizes (2006) a proposta pedagógico-curricular de EJA da Rede Estadual de Educação, busca manter ascaracterísticas de organização que atendem melhor à Educação de Jovens e Adultos, para:
- Permitir aos educandos percorrerem trajetórias de aprendizagem não padronizadas, respeitando o ritmo próprio de cada um no processo de apropriação dos saberes;
- Possibilitar o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os educandos aprimorem sua consciência crítica, eadotem atitudes éticas e compromisso político, para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual.
O papel fundamental da construção curricular para a formação dos educandos desta modalidade de ensino é fornecer subsídios para que se afirmem como sujeitos ativos, críticos, criativos e democráticos. Tendo em vista esta função, a educação deve voltar-se a uma formação na qual os educandos possam:aprender permanentemente; refletir de modo crítico; agir com responsabilidade individual e coletiva; participar do trabalho e da vida coletiva; comportar-se de forma solidária; acompanhar a dinamicidade das mudanças sociais; enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir do uso metodologicamente adequado de conhecimentos científicos, tecnológicos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da matemática no ensino fundamental
  • Plano de ensino ensino fundamental
  • Plano de ensino para o ensino fundamental
  • Dificuldades de aprendizagem nos alunos do ensino fundamental na disciplina de matematica
  • Letramento docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Organização do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Pratica docente no ensino fundamental
  • PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!