PLANO DE RECUPERAÇÃO DE UMA NASCENTE DEGRADADA SITUADA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

Páginas: 15 (3610 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

1. TÍTULO

PLANO DE RECUPERAÇÃO DE UMA NASCENTE DEGRADADA SITUADA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

1.1. IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE/PROPRIETÁRIO/ EMPREENDEDOR

Prefeitura do Município de Aparecida de Goiânia - GO

1.2. IDENTIFICAÇÃO DO ELABORADOR E EXECUTOR DO PROJETO

Cecília Zardini
Fernanda Borges
Lucas Caldas
Lívia Ferreira

2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA
1.1LOCALIZAÇÃO
A área de estudo encontra-se na cidade de Aparecida de Goiânia entre os setores Vila Sul e Vila Brasília, sendo a mesma circundada pelas seguintes ruas: Um, EM-015, EM-020, Barão do Rio Branco e Visconde de Barbacena.
1.2 CARACTERIZAÇÃO
Através de um documento realizado pelo Governo do Estado de Goiás em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio e Superintendência de Geologia eMineração foi possível realizar a caracterização da área de estudo. Este documento foi publicado em 2006 e tem por nome “Caracterização do Meio Físico, dos Recursos Minerais e Hídricos”. Através da análise de tal documento foi possível determinar as características da área.
Geologia: é caracterizada integralmente por micaxistos, um tipo de xisto. É importante destacar que os xistos são frágeis àsações dos agentes do intemperismo (variação de calor, infiltração de água, ação do vento e erosão), ocupam as áreas rebaixadas do relevo e afloram, principalmente, na forma de lajedos. A Geologia da área pode ser vista na Figura 01.

Figura 01. Geologia da área. Fonte: Sieg-GO

Geomorfologia: a área encontra-se na Região das Chapadas, caracterizada por relevo suavemente ondulado predominandosolos do tipo Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos nas áreas mais planas e solos do tipo Cambissolos Háplicos nas vertentes de drenagem mais encaixadas. Esse tipo de geomorfologia se caracteriza também por densidade de drenagem baixas e processos de intemperismo e pedogênese superando o transporte podendo-se concluir que são solos estáveis do ponto de vista geodinâmico. Dentre as outras duasregiões apresentadas no município esta é a mais favorável paa a instalação da área urbana municipal. A geomorfologia da área pode ser vista na Figura 02.

Figura 02. Geomorfologia da área. Fonte: Sieg-Go.

Solos: a área é constituída integralmente de Organossolos Mésicos Hêmicos (OYy), sendo o mesmo caracterizado por matéria orgânica parcialmente alterada por ação física e bioquímica, em estágio dedecomposição intermediária e por Gleissolos Háplicos Distróficos (Gxd) que segundo o documento analisado são:
“...solos hidromórficos mal drenados, formados em materiais originários estratificados, ou não, e sujeitos a constante, ou periódico, excesso d’água, o que pode ocorrer em diversas situações. Comumente, desenvolvem-se em sedimentos recentes nas proximidades dos cursos d’água e emmateriais colúvio-aluviais. Caracterizam-se por forte gleização, em decorrência do regime de umidade redutor, que se processa em meio anaeróbico, com muita deficiência ou mesmo ausência de oxigênio (EMBRAPA, 1999).
Na área, apresentam-se como solos pouco desenvolvidos, imperfeitamente drenados a muito mal drenados. Podendo ser encontrados em frações do terreno mais rebaixadas, constituindo pequenasdepressões, adjacentes aos cursos d’água e nos rebordos de chapadas junto às nascentes. Um bom indicador da possibilidade de ocorrência dessa ordem consiste na presença de termiteiros com coloração acinzentada, pois são submetidos à saturação hídrica prolongada na presença de matéria orgânica com a redução dos óxidos de ferro.”
O tipo de solo pode ser melhor visualizado nas Figura 03 abaixo.Figura 03. Tipo de solo da área de estudo. Fonte: Sieg-Go

Clima: é definido como tropical com concentração da precipitação pluviométrica nos meses de outubro a abril, e a época seca coincidindo com os meses de maio a setembro. Os seguintes parâmetros climáticos foram obtidos através de análise dos dados climáticos da Série Histórica (Normais Climatológicas, 1961-1990) da Estação Goiânia - INMET...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECUPERAÇÃO DE NASCENTE DEGRADADA
  • Recuperação de nascentes no município de morrinhos
  • O PDDE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
  • Plano de Recuperação de Áreas Degradadas
  • plano de recuperação de areas degradadas
  • Plano de Recuperação de Areas Degradadas
  • Plano de Recuperação de Área Degradada
  • Plano de recuperação de area degradada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!