Plano de Neg cios fonte de recursos para a MB

Páginas: 21 (5035 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
1 INTRODUÇÃO
As restrições orçamentárias impostas ao Ministério da Defesa nos últimos anos têm impactado diretamente nas condições de funcionamento de cada uma das Forças Singulares (Marinha, Exército e Aeronáutica). Não foram poucas as vezes que os Comandantes de cada uma dessas Forças apresentaram publicamente que, muito embora tenham sido adotadas medidas emergenciais no intuito de adaptar asnecessidades aos recursos existentes, a decisão de alocar verbas inferiores aos patamares mínimos necessários refletirá, em um futuro próximo, no grau de aprestamento dos meios e do pessoal militar. Trocando em miúdos, a falta de recursos financeiros poderá vir a comprometer a capacidade militar do País.
Muitas têm sido as medidas adotadas com o propósito de adequar o insuficiente orçamento àsnecessidades efetivas das forças armadas. O Exército Brasileiro, por exemplo, reduziu a quantidade de soldados convocados para o serviço militar inicial (SMI), além de ter encerrado antecipadamente o estágio daqueles que se encontravam realizando o SMI, com o propósito de reduzir as despesas relativas ao fardamento e a alimentação. Além disso, instituiu em alguns de seus quartéis regimesdiferenciados de trabalho (a liberação da tropa passou a ocorrer antes do almoço, gerando assim economia na parcela referente à alimentação).
Da mesma forma, a Marinha do Brasil (MB) adotou uma série de medidas no intuito de adaptar-se à realidade econômica atual. Dentre estas medidas, destacam-se as alterações nos horários de funcionamento de algumas organizações militares (OM), de forma a reduzir osvalores pagos às concessionárias de energia; a modificação dos processos de produção nas suas OM prestadoras de serviços; e a otimização suas atividades de adestramento.
Uma das mais importantes medidas adotadas, no entanto, foi o incentivo à captação de recursos externos (sem que ocorra qualquer desvio da atividade-fim das unidades militares) de forma a minimizar o quadro atual, no qual a MB temrecebido, em média, apenas o equivalente a 35% de suas necessidades mínimas anuais de recursos.
Em decorrência, muitas têm sido as iniciativas levadas a efeito para captar recursos externos. De forma geral, as OM têm buscado aproveitar espaços com potencial de interesse (e, por conseguinte, de exploração) externo nos quais tenha se observado a existência de algum tipo de ociosidade. Desta forma,tornou-se comum a locação de auditórios, anfiteatros e áreas esportivas para entidades civis.
Nesta linha de abordagem, o presente trabalho se propõe a efetuar a análise de SWOT de uma rentável possibilidade de negócio: a exploração de uma área de estacionamento localizada no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, conhecida como C-5 (Charlie cinco). Propõe-se, em decorrência, a traçar algumas estratégiasdecorrentes da análise efetuada, no intuito de aproveitar ao máximo o potencial da concessão que poderá, no futuro, contribuir de forma significativa para minimizar as restrições financeiras impostas à MB.

2 DESCRIÇÃO GERAL DO PLANO DE NEGÓCIO
Em consonância com o trabalho distribuído ao grupo, a ideia geral do Plano de Negócio imposto era de explorar uma área de estacionamento existente no Centrodo RJ, que é conhecida no âmbito da MB como C – 5. Esta área, que se encontra sob a jurisdição do Primeiro Distrito Naval, está localizada em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e próxima da igreja da Candelária, conforme pode ser observado na imagem satélite abaixo:

Figura 1.1 – imagem satélite da área do 1º DN

A análise inicial do empreendimento esbarrou em alguns impedimentoslegais. O Decreto-Lei nº 9.760/1946 e a Lei nº 9.636/1998, por exemplo, estabelecem diversas limitações na possibilidade de exploração de áreas públicas. Por sua vez, a própria MB, por meio das orientações de seu Comandante, não aceita que ocorra desvio da atividade-fim da instituição. Desta forma, a solução encontrada para exploração da área foi a de permitir que uma empresa externa, a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano De Neg Cio
  • Plano De Neg Cio Brinktech
  • MODELO PLANO DE NEG CIO
  • O Que Um Plano De Neg Cios
  • PLANO DE NEG CIOS PCC
  • Plano de Neg cio
  • A Elabora O Do Plano De Neg Cio
  • Constru o do Plano de Neg cios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!