Plano de negócios

Páginas: 14 (3348 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA [pic]



PLANO DE NEGÓCIO

- TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA PROFESSOR ÉLCIO GALIONI –



EMPRESA RAMO ELETRO-ELETRÔNICOS
















LAERCIO DE OLIVEIRA JR – RA 2175118-8
GLÁUCO DE PÁDUA FLEURI – RA
FELIPE VILLAÇA GOMES– RA 218722-1





SOROCABA
JUNHO 2007INTRODUÇÃO

A Flextronics foi fundada em 1969 para fornecer serviços de manufatura para companhias do Vale do Silício (EUA) que necessitavam de mais placas de circuito impresso do que podiam produzir internamente. Esta se tornou, em 1981, a primeira empresa estadunidense a realizar offshore de suas atividades, ao estabelecer uma unidade de manufatura em Cingapura. Em 1991, a planta deCingapura sofreu um spin-off, tornando-se sua sede atual. A Flextronics é, atualmente, a líder na indústria de fornecimento de serviços de manufatura de eletrônicos, tendo como foco a oferta de design inovador e serviços de manufatura para companhias automotivas, industriais, tecnológicas e de equipamentos médicos. No ano fiscal de 2005/2006, obteve uma receita total equivalente a US$ 15,3 bilhões,mantendo um quadro de 99000 funcionários distribuídos em suas 88 unidades presentes em 29 países, em cinco continentes. Seus principais clientes são: Alcatel SA, Casio Computer Co. Ltd., Dell Computer Corporation, Ericsson Telecom AB, Hewlett-Packard Company, Microsoft Corporation, Motorola, Inc., Siemens AG, Sony-Ericsson, Telia Companies e Xerox .
A empresa teve um crescimento vertiginosonos últimos anos, no período entre 1995 e 2004 adquiriu outras quarenta e três pequenas EMS.(INSTITUTIONAL INVESTOR EDITION, 2004).
Segundo dados de 2004, os EUA correspondem a 40% das vendas globais, sendo o maior mercado da empresa. Já a Europa absorve 30% do total das vendas, se responsabilizando pela manufatura de 35% dos produtos.(INSTITUTIONAL INVESTOR EDITION, 2004).
A empresaé líder em capacidades de produção de baixo custo. Segundo o diretor executivo da empresa, os custos eram a principal consideração. Dirigindo-se para localizações ditas de baixo-custo na Ásia, Europa Central e América Latina, podem fornecer aos clientes custos competitivos em manufatura. Nesse sentido, possuíam seis grandes parques industriais construídos na China, Brasil, Hungria (dois), Méxicoe Polônia.










Flextronics na Hungria

A empresa foi fundada na Hungria em 1992, através da aquisição da joint-venture entre a Philips e a Plástico Sanda. Segundo uma pesquisa da BBJ's Book of Lists 2003/2004, a subsidiária da Flextronics na Hungria era a terceira empresa em termos de receita no país, atrás da Mol e da Audi. Começou com uma força de trabalho de 167 pessoase, em 2003, empregava dez mil.(WILLIAMS, 2004).
Em 2003, a firma estava num processo de reposicionar sua oferta de serviços de montagem para oferta de desenvolvimento e logística. Naquele mesmo ano, a empresa operava 4 plantas de produção no país: em Tab, Sarvar e Zalaegerszeg, todas na Hungria ocidental, e em Nyiregyhaza, no nordeste do país.(OLAH, 2003).
A planta de Tab produziapartes eletrônicas e de plástico, bens finais eletrônicos domésticos e partes para aplicações em cozinhas. Em Zalaegerszeg eram produzidos circuitos impressos, placas-mãe, dispositivos de redes de comunicação, impressoras e telefones móveis. Já a unidade de Nyiregyhaza era responsável pelas partes eletrônicas, circuitos impressos e periféricos de computadores. E, por fim o parque industrial deSarvar produzia impressoras coloridas, câmeras de uso individual, equipamentos de telecomunicações e bens de consumo.(HUNGARY BUSINESS NEWS, 2003).
Destaque para a planta de Zalaegerszeg, maior empregadora da cidade, contando com uma mão-de-obra de 7.000 pessoas. Foi estabelecido um centro de P&D na planta em 2002, que havia desenvolvido cerca de 50 novos produtos até 2004. O novo centro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de negócios
  • plano de negócio
  • plano de negocio
  • Plano de negócios
  • Plano de negócio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!