Plano de negócios

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
Ficha de Leitura
Nome do autor: Dr. José Dornelas

Título: PLANO DE NEGÓCIOS: o segredo do sucesso do empreendedor.
Mito ou Realidade?
Publicação: SIMPÓSIO DE PESQUISAS EM ENGENHARIA DEPRODUÇÃO – SIMEP.
Local e data: Bauru-SP, 1994.
Informações sobre o autor: Dr. José Dornelas é graduado em engenharia pela USP, com mestrado e doutorado também pela USP, em marketing pela ESPM e cursos deextensão em Harvard e no MIT. É considerado um grande nome no Brasil em se tratado de empreendedorismo e plano de negócios. Realizou seu pós-doutorado nos EUA e foi o primeiro e único professorbrasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College. O autor mencionado também presta assessoria às grandes empresas brasileiras e multinacionais, realiza treinamentos, palestrase consultorias em empreendedorismo corporativo e plano de negócios.
Outras obras do autor: A Coleção 101 Maneiras (“Empreenda antes dos 30″, “Empreenda quase sem dinheiro”, “Seja dono do próprionariz”, “Ganhe dinheiro na internet”, “Revolucione o marketing da sua empresa”, “Empreenda nos finais de semana”) o best-seller nacional “Empreendedorismo, transformando idéias em negócios”, “Planejandoincubadoras de empresas” e “Empreendedorismo Corporativo”, tendo sido, este último, finalista do Prêmio Jabuti.
Resumo: no âmbito administrativo a dificuldade das micro e pequenas empresas seestabelecerem no Brasil nos seus primeiros anos de vida não é uma novidade. Responsabiliza-se a mortalidade das MPE pelos altos índices de desemprego, uma vez que nelas concentram-se uma grande fatia dasvagas geradas no país. Dentre as causa apontadas pelo fracasso dessas instituições destaca-se, de forma macro e independente a vontade dos empreendedores a crise econômica, os altos juros, a restrição aocrédito, a latente concorrência estrangeira. A inserção da cultura de planejar seria um bem que os empreendedores poderiam fazer aos seus negócios, aproveitando a admirável criatividade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de negócios
  • plano de negócio
  • plano de negocio
  • Plano de negócios
  • Plano de negócio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!