Plano de negócios - Papelaria

Páginas: 15 (3650 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
1. INTRODUÇÃO


Antes de iniciar a implantação de um empreendimento é de suma importância identificar as oportunidades de investimento e os riscos que podem ocorrer. Os riscos estão presentes em todos os empreendimentos cabendo ao empreendedor realizar o plano de negócio e analise de viabilidade a fim de reduzi-los consideravelmente dando segurança (MENDES, 2007).
O plano de negócio é umdocumento de planejamento, elaborado para suprir as necessidades de um empreendimento, que mostra toda a viabilidade e estratégias, em todos os pontos de vista: administrativo, estratégico, técnico, operacional e financeiro. (FERREIRA, 2013).
A qualidade de vida de uma população se reflete em um ambiente equilibrado, sabendo-se que a produção e destinação desordenada do lixo vêm levando a sociedade aprocurar alternativas para diminuir a degradação do meio ambiente. Está crescente degradação tornou-se tema debatido no Brasil e no Mundo.
O crescente consumo de produtos alimentícios e outros de utilização diversas proporcionam o aumento de resíduos sólidos descartados por estabelecimentos varejistas. Este trabalho será realizado através de pesquisas bibliográficas e de campo, para odesenvolvimento do plano de negócio, e futura proposta de instalação de um centro de coleta de resíduos sólidos (papel/papelão, plástico, metal) oriundo dos estabelecimentos varejistas do município de Barra do Bugres – MT.
Ao término do plano de negócio, poderemos comprovar os efeitos e as respostas definitivas da viabilidade da implantação de um centro de coleta de materiais recicláveis sólidos nomunicípio de Barra do Bugres - MT, através da análise dos cálculos de viabilidade econômica, onde a aferição da lucratividade esperada poderá dar subsídios a um retorno de investimento a curto, médio ou longo prazo.


2. DESCRIÇÃO DA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO


Segundo a LOPES (2012), o Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões por ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim, mas quesão encaminhados aos aterros e lixões das cidades. Este foi o valor estimado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) por encomenda do Ministério do Meio Ambiente.
Preocupadas com questões ambientais, as empresas estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seus produtos. Isto se torna cada vez mais claro quando observamos um crescimento considerável no número de empresas quetrabalham com reciclagem de materiais. Um exemplo dessa preocupação consiste na coleta de resíduos sólidos, como: (metal, plástico, papel/papelão, etc.), para reciclagem. (MALINVERNI, 2002).
O governo, preocupado com questões ambientais cria a Lei dos Resíduos Sólidos, que a partir de 2014 entrará em vigor obrigando o descarte dos resíduos em locais apropriados por todas as empresas, prefeituras ecidadãos. O objetivo da Lei dos Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010) tem como disposições gerais:

Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dosgeradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. (PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA – CASA CIVIL, 2010).

De acordo com Compromisso Empresarial para a Reciclagem - CEMPRE (2012), no Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo, onde são compostos basicamente em:
• lixo orgânico (52%);
• papel e papelão (26%);
• plástico (3%);
• alumínio, ferro, aço, etc.(2%);
• outros (15%).
Os principais destinos do lixo brasileiro são: aterros sanitários (53%), aterros controlados (23%), lixões (20%), compostagem e reciclagem (2%) e outros destinos (2%). (CEMPRE, 2012).
O preço pago pelos materiais recicláveis, se diferenciam pela localidade e distancias dos grandes centros de reciclagem (CEMPRE,2012).




3. OBJETIVOS


3.1 Objetivo Geral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de negocio papelaria
  • Plano de negocio de uma papelaria
  • Plano de negocio para abrir uma papelaria
  • Plano de negócio papelaria papeleste
  • Papelaria plano de negocio
  • Plano de negocios de uma papelaria
  • Plano De Negocio Papelaria
  • Plano de negócios papelaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!