Plano de negócio

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2011
Faculdades Integradas Teresa D’Ávila - FATEA Curso Superior em Desenho Industrial
Disciplina: Economia e Mercado - Profº Marcos Arandiga

Abertura de uma empresa com foco em Design

Alunos João Rafael Moreira de Souza Marcos Aurélio Monteiro dos Santos

Apresentação
O plano de negócio que será abordado neste trabalho será de uma confecção de uniformes esportivos. O mercado de confecçãodeste segmento de material cresce anualmente no país e principalmente em nossa região, e ainda existe uma projeção de um crescimento nos próximos anos já que o Brasil sediará dois grandes eventos esportivos nos próximos seis anos, a copa do mundo de 2014 e olímpiadas de 2016. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit) anunciou boas perspectivas de crescimento para o mercadotêxtil em 2010. A indústria de transformação deverá alcançar 6% de crescimento no ano. Para o setor têxtil, a expectativa é crescer 4%, enquanto a confecções deverá atingir 3,7%. O faturamento da cadeia têxtil deverá atingir US$ 50 bilhões e gerar mais de 40 mil novos postos de trabalho,sendo assim existe um mercado muito promissor para o Design.

Marca e suas variações

Produtos
A empresaproduzirá inicialmente uniformes para as seguintes modalidades esportivas e divididos nas seguintes linhas: - Kits (camisa e calção) para futebol e futsal. - Kits para voleibol e handbol. - Kits para basquetebol. - Kits para tênis de mesa e ciclismo. - Ginástica rítmica e artística.

Diferenciais do produto
- Todas as peças produzidas serão confeccionados em tecidos de base poliéster com qualidadesimilar as das grandes marcas esportivas. - O tingimento do tecido será feito através do processo de sublimação (processo 100% digital). - Uniformes com modelagem. - Serão oferecidas estampas serigráficas com tintas a base d’água, emborrachadas, aplicações de patch, transferes e bordados.

Problemas pesquisados
Existe na região uma escassez de mão-de-obra especializada e cursosprofissionalizantes de corte e costura e serigrafia. Portanto para manter uma qualidade na produção a própria empresa precisará oferecer um plano de treinamento, cargos e salários que serão abordados posteriormente. A região do vale do paraíba possui um problema muito grande com a pirataria, produzida em grande parte em confecções clandestinas de Guaratinguetá e Aparecida.

Linha de Produção
1 - O designercolhe as informações e desenvolve as peças/ modelos. Depois de aprovado o projeto segue as etapas de produção dos uniformes. 2- O designer passa a ordem de pedido para o setor de corte dos tecidos. O arquivo digital será enviado para o Operador de Plotter que preparará os arquivos para impressão e os filmes de gravação da matrizes (telas) de pintura para o Gravador de matriz serigráfica para queele grave as telas de pintura serigráfica. 3- O Enfestador de roupas cortará as peças e encaminhará ao Estampador de tecidos para o tingimento em uma máquina de transferência. 4- Após o tingimento as peças serão destinadas para os Serigrafistas para a pintura, que também já receberão do Gravador de matriz serigráfica as matrizes de pintura. 5- Os serigrafistas posicionarão as peças tingidas em umamesa para aplicação das estampas serigráficas. 6- As peças produzidas serão encaminhadas para costura por um auxiliar da produção e após costuradas retiradas por um funcionário da confecção.

Layout da Linha de produção
Designer
Criação das Peças e Estampas

Enfestador de tecidos
Corte das peças

Operador de Plotter de Pintura
Corte das peças

Gravador de matriz serigráfica
Grava asmatrizes de pintura

Estampador de tecido
Estampagem das peças

Serigrafistas/ Auxiliares
Aplicação da pintura serigráfica e saída para costura

Costura
Costuras das peças

Recursos Humanos
Todos os funcionários trabalharão no regime da CLT, e os benefícios oferecidos serão cesta básica, cobertura em 50% para funcionários que desejarem plano médico. A empresa inicialmente terá 13...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de negócios
  • plano de negócio
  • plano de negocio
  • Plano de negócios
  • Plano de negócio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!