Plano de negócio salão de beleza

Páginas: 8 (1931 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
TRABALHO, ESTRESSE E DEPRESSÃO

Eliane Cândido Marinho
Prof. Sérgio Luiz Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Segurança do Trabalho (SEG 099) – Psicologia Organizacional
04/10/2011

RESUMO

Estresse é um fenômeno cujo qual um individuo se vê diante de alguma tarefa a executar, sendo que esta lhe parece bastante importante e também incerta de consegui-la.Devido a constante evolução da humanidade, as pesquisas sobre as causas de adoecimento dos seres humanos vêm sendo cada vez mais essencial. Isto se deve ao fato de que no dia a dia, tem se tornado comum relatos de que as pessoas, estão mais suscetíveis a doenças, em especial as relacionadas à mente e ao trabalho, como: estresse e depressão. O combate a estas doenças deve ser encarado por todos, paraque a humanidade continue evoluindo, porém com mais qualidade de vida.

Palavras-chave: Estresse. Depressão. Qualidade de vida.

INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, apesar das diferentes classes sociais existentes, um fator é de comum a todos: o trabalho. Isto se deve ao fato de que o mesmo é essencial a sociedade, pois é responsável pela produção de alimentos, vestimenta, lazer, entre tantas outrascoisas, que independente de fatores culturais, estão presentes em nosso cotidiano. Trabalho pode ser definido como “esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais” (EMPREGO...,2009). De fato, o trabalho tem sua importância na vida das pessoas, e tem se tornado cada vez mais o centro das necessidades humanas e “essacentralidade traz consequências paradoxais para a integridade física, psíquica e social dos trabalhadores”(MAGNÓLIA, 2003). Outro aspecto importante é que com o avanço da tecnologia, as pessoas tomam diferentes posições.
As conquistas da modernidade não trouxeram mais horas livres. Trouxeram, sim, novas formas de levar o trabalho para toda parte, com internet, e-mails, celulares, PDAs,smart-phones... O trabalho passou a nos perseguir como um daqueles vira-latas de cidade de interior, correndo atrás da bicicleta dos correios. (LOIOLA, 2008).
Dessa forma, o homem não consegue separar trabalho da vida pessoal, porém há ainda o fato de que “os avanços tecnológicos ocorrem de maneira intensa e que os trabalhadores, apesar de se manterem inseridos no processo de produção, vão se desqualificandoaos poucos, ficando mais vulneráveis ao desemprego” (LEITE, 1994 apud CENCI, 2004). Entende-se que ambos os casos, trazem prejuízo a vida psíquica do trabalhador, contribuindo para um possível adoecimento do mesmo, levando-o a um caso de estresse ou depressão.
Muito se fala sobre estresse, principalmente sobre seus aspectos negativos. Entretanto, poucos se dão conta que uma situação estressantetambém tem seu lado positivo. Aprender a lidar com situações ruins fortalece o lado emocional e nos torna mais resistentes para lidar com o lado negativo dos acontecimentos do dia a dia e da vida.

DESENVOLVIMENTO
Estresse
A palavra estresse quer dizer “pressão, tensão ou insistência, portanto estar estressado quer dizer estar sob pressão ou estar sob ação de estímulo insistente”. (OESTRESSE..., 2009). Segundo Albert e Ururahy (1197, apud FIORELLI, 2007), estresse “são perturbações que causam distúrbios agudos ou crônicos no bem-estar das pessoas, e podem surgir em função de estímulos físicos e/ou emocionais”. O estresse agudo pode ser caracterizado como: reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, temverdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. (BIBLIOMED, 2007).
O estresse crônico pode ser caracterizado como “aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de negocios salao de beleza
  • Plano de negócio Salão de Beleza
  • Plano de Negócios Salão de beleza
  • Plano de negocios salao de beleza
  • plano de negocio salao de beleza
  • plano de negócios Salão de beleza
  • Plano de Negocio
  • Plano de negocios Salão de Beleza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!