Plano de marketing

293 palavras 2 páginas
16º Batalhão de Infantaria Motorizado
Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva

ALUNO: Diogo Fernandes de Brito
NÚMERO: 05

A influencia da Insurreição Pernambucana na formação do Exército Brasileiro

No periodo de 1645 a 1654 ocorreu a Insurreição Pernambucana também conhecida como Guerra da Luz Divina, onde os colonos Portugueses juntamente com os nativos retaliaram a invasão holandesa. Este movimento foi de suma impotância para que a nação passasse a ter um sentimento de patriotismo, de amor e defesa às terras brasileiras.
Embora o Exército brasileiro tenha sido criado tardiamentente a mobilização do povo para batalhas existe desde a colônia, mas foi duante a Insurreição Penanbucana que a população pela primeira vez viu a necessidade de um Exército, e sentiu a importâcia da defesa de suas terras. Mas um ponto cuminante neste periodo foi a batalha de guararapes em 19 de abril de 1648 que marcou o início da organização do exército como força genuinamente brasileira formada por brancos locais, liderados por André Vidal de Negreiros, indígenas, liderados por Felipe Camarão e negros/mulatos, liderados por Henrique Dias. Até então a data da batalha é comemorada como dia do Exército Brasileiro.
Portanto é notável a importância desta batalha na formação não só da instituição Exército mas também de pilares fundamentais para todos os Brasileios como o orgulho de defender suas terras, o amor e o sentimento de proteção a terra em que vivem. A imagem dos nossos herois nunca será esquecida, dos homens que em guararapes como em tantas outras batalhas deram suas vidas pelas nossas terras, estes seram sempre lembrados respeitados.

Relacionados