plano de manuten o de fossas s pticas

761 palavras 4 páginas
PLANO DE MANUTENÇÃO EM FOSSAS SEPTICAS

ÍNDICE
1 APLICAÇÃO
2 OBJETIVOS
3 NORMAS DE REFERÊNCIA
4 INSPEÇÃO
5 MANUTENÇÃO
6 ASPECTOS TÉCNICOS LEGAIS
7 PLANO DE MANUTENÇÃO
8 CONCLUSÃO

1. APLICAÇÃO O presente plano aplica-se a manutenção de fossas sépticas fabricadas pela Gaspar Locações, com dimensões de 6,03 x 2,30 x 0,30 (medidas em metros), totalizando um volume máximo de 4,16 m³ (4160 litros).

2. OBJETIVOS Apresentar um conjunto de atividades que visar manter em plenas condições de funcionamento, fossas sépticas metálicas, além detectar eventuais pontos de vazamento, verificando sua estanqueidade e suas condições para uso.

3. NORMAS DE REFERÊNCIAS
Serviços para diagnósticos de inexistência de vazamentos;
Atendimento a exigências ambientais da ISO 14000;
Atendimento a exigências dos órgãos reguladores nos processos de licenciamento ambiental.
Atendimento às NR 13 e NR 33

4. INSPEÇÃO - Verificação de estanqueidade dos tanques
A inspeção de sua estrutura deve ser realizada no intervalo de três meses, garantindo que não houve nenhum dano ocasionado por agentes químicos (corrosivos) que desgastam o material ao longo do tempo, e até mesmo durante o transporte e içamento.
Antes de entrar em funcionamento, o tanque séptico deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade, realizado após ele ter sido saturado por no mínimo 24 h.
A estanqueidade é medida pela variação do nível de água, após preenchimento, até a altura da geratriz inferior do tubo de saída, decorridas 12h. Se a vazão for superior a 3% da altura útil, a estanqueidade é insuficiente, devendo-se proceder a correção de trincas, fissuras ou juntas. Após a correção, novo ensaio deve ser realizado. Este teste deve ser realizado periodicamente a cada 12 meses.

5. MANUTENÇÃO
6.1 O lodo e a escuma acumulados nos tanques devem ser removidos a intervalos equivalentes ao período de limpeza do projeto.
6.2 O Intervalo pode ser encurtado ou alongado quanto aos parâmetros de projeto, sempre que

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas