Plano de Goiania

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2015
PLANO DE GOIANIA

Figura 1 – Mapa do Brasil, destacando o Estado de Goiás – Imagem retirada do Google Maps – Acesso em 12/05/2014

Figura 2 – Vista parcial de Goiânia – Imagem retirada de www.beatrizkappke.com – Acesso em 12/05/2014

Figura 3 – Projeto urbanístico para Goiânia – Disponível em MANSO, Celina Fernandes Almeida. Goiânia; Uma Concepção Urbana e Moderna – Um Certo Olhar.Goiânia: Edição do autor, 2001.


Figura 4 – Mapa de Goiânia – Retirado do Google Maps – Acesso em 12/05/2014
Respaldado pelo prestígio do diploma de urbanista conquistado em Paris, Corrêa Lima é convidado para elaborar o plano da nova capital do Estado de Goiás.
Este é um dos seus primeiros trabalhos, sendo contratado em julho de 1933.
O prazo era exíguo – meros seis meses.
A mudança dacapital se encaixava perfeitamente no espírito da “revolução” de 1930, promovida por Getúlio Vargas
A implantação de uma capital moderna em pleno sertão do Brasil central poderia soar como uma loucura, mas para o governo federal constituído o significado era estratégico, pois apontava para a direção da fronteira a ser explorada, uma enorme porção do território pronta para ser incorporado ao sistemacapitalista periférico que o grupo varguista tentava articular. Para o grupo mudancista de Goiás, a transferência da capital para uma cidade totalmente nova significava, em grande medida, o rompimento com o isolamento e a estagnação que o Estado vivia até então
O plano de Goiânia foi confiado pelo interventor federal do Estado, Pedro Ludovico Teixeira, à Attilio Corrêa Lima por meio de um conviteque partiu do próprio governador em 1932. A partir do convite feito, estava nas mãos de Corrêa Lima o desafio de satisfazer a contento as aspirações de uma elite urbana goiana em formação e fazer pelo Estado o mesmo que a nova cidade de Belo Horizonte fez por Minas Gerais, colocar o Estado na expansão dos mercados da periferia do capitalismo ligando suas novas elites urbanas aos fluxos do capital.A primeira ação de Corrêa Lima foi modificar ligeiramente a localização da futura cidade em relação ao que havia sido estabelecido pela comissão designada para elaborar o programa referente à nova capital. Foi inicialmente indicado o local denominado de Paineiras, para o assentamento do núcleo inicial. A configuração do terreno também para isso concorreu; sua formação sedimentar dá-lhe um perfilcôncavo, isto é, com declividade decrescente.
Na concepção urbanística de Attilio Corrêa Lima para Goiânia, o elemento urbano mais importante era a praça central, foco privilegiado das perspectivas engendradas pelas principais vias traçadas – avenidas Goiás, Tocantins e Araguaia - conforme se pode perceber pela figura abaixo.

Figura 5 – A Praça Cívica, elemento central na concepção de AttilioCorrêa Lima, ainda na década de 1930. Percebem-se já os três eixos principais convergindo para o palácio do governo. Autor da foto: Antonio Pereira da Silva. Fonte: MIS-Goiás – Disponível em www.theurbanearth.net – Acesso em 12/05/2014

Lima considerava que uma capital necessitava da imponência monumental. Lima afiançava que: “guardando as devidas proporções, o efeito monumental procurado é odo princípio clássico adotado em Versalhes, Karlsruhe e Washington” (LIMA, 1937). A influência francesa é claramente notada na solução adotada pelo arquiteto em relação à geometria das avenidas, da praça e na solução estética dos boulevares.
Corrêa Lima demonstra particular atenção a questões como as de zoneamento, topografia, áreas verdes, hierarquia das vias e tráfego. Corrêa Lima entende que ozoneamento deveria ser aplicado de uma forma que não limitasse em demasia a liberdade do proprietário e, por isso, mesmo abraçando o ideario moderno, o zoning em Goiânia não foi tão rigoroso. A cidade foi dividida em cinco grandes zonas com os usos separados: A praça central concentrando toda a estrutura administrativa do Estado e município; um setor comercial na confluência da Avenida Pedro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de assistência social em goiânia
  • Plano Diretor de Goiânia
  • PLANO DIRETOR DO MUNICIPIO DE GOIANIA 2007
  • Goiânia
  • goiania
  • PLANO DE RECUPERAÇÃO DE UMA NASCENTE DEGRADADA SITUADA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA – GO
  • GOIANIA
  • Goiania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!