Plano de gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso de um condomínio residencial localizado no município do rio de janeiro

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 14 de maio de 2012
Planejamento e Gestão Ambiental
Gestão de Resíduos Sólidos e Reciclagem
Professor Robério
Turma 23








PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO










Rio de Janeiro
2011

Planejamento e Gestão Ambiental
Gestão de Resíduos Sólidos e Reciclagem








PLANO DEGERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO




Autores:
Adriana
Claudia Larissa
Cristhiane
Fernanda
Gláucia
Mayra
Rogério


Rio de Janeiro
2011
Introdução

Lixo é todo e qualquer tipo de resíduos sólido produzido, e descartado pela atividade humana doméstica, social e industrial. A crescentepreocupação com a quantidade de resíduos produzidos e o aumento do custo da matéria prima, aliados ao desenvolvimento da tecnologia, viabilizam o reaproveitamento e reciclagem cada vez maior do lixo, promovendo economia de recursos naturais e redução do volume de material a ser disposto.
Estima-se que a população mundial, é hoje mais de 6 bilhões de habitantes e esteja gerando 570 milhões de toneladaspor ano. Sendo que os maiores geradores são: EUA com 210 milhões ton/ano , Japão 100 milhões ton/ano, Inglaterra 40 milhões ton/ano, França 30 milhões ton/ano e Alemanha 30 milhões ton/ anos ( todos pesos aproximados).
Os maiores geradores são países altamente povoados e com economias desenvolvidas. Estes países têm o gerenciamento de resíduos, onde a seletividade dos resíduos é alta,ocorrendo principalmente em países europeus e no Japão. Nos países desenvolvidos há uso de incineração do lixo para gerar energia ( Inglaterra e Alemanha), nos EUA 50% do lixo é destinado a aterros sanitários adequados e o restante em forma de incineração, reciclagem, compostagem e etc.
Estima-se que a população brasileira esteja em 185 milhões de habitantes (IBGE) e esteja gerando 241.614toneladas de lixo por dia, sendo que devido a condição geográfica e sócio-econômica a geração de lixo é irregular e o seu gerenciamento também é irregular.
Os resíduos sólidos demonstram claramente a densidade demográfica e níveis de renda da população, sendo que em Estados desenvolvidos a geração per capita dos resíduos é maior que nos estados pobres, exemplo: São Paulo (Capital) produzdiariamente 11 mil tons de lixo/dia , Porto Velho (Capital de RO) produz 260 tons de resíduos/dia.
No Brasil há uma baixa geração de resíduos per capita, e com alto teor de alimentos, a coleta de resíduos é inadequada nos estados com baixa economia, sendo que no Brasil a disposição final dos resíduos também é inadequada pois se utiliza do lixão como principal forma de destinação.
Osserviços de limpeza urbana da cidade são da responsabilidade do Departamento de Limpeza Pública, subordinado a Secretária Municipal de Serviços Públicos – SEMUSP, sendo os serviços de: Varrição limpeza de terrenos baldios, limpeza de vias públicas e outros, estão a cargo da Prefeitura, já a coleta e transporte de resíduos domiciliarem urbano e resíduos sólidos especiais urbanos são terceirizados aempresas particulares.
A cobertura dos serviços de coleta domiciliar alcança 98% dos domicílios, limpeza em mais de 50% das ruas existentes. Mas a postura é crítica, visto que não há programas definidos, formalizados e eficientes para a limpeza urbana, destino final dos resíduos sólidos. Único serviço feito de maneira sistemática é a coleta de lixo domiciliar e de Saúde. Há críticas do MinistérioPúblico, através do seu Promotor do Meio Ambiente sobre a destinação dos resíduos do serviço de saúde, dos resíduos perigosos e tóxicos e a falta de educação da população. A população critica o excesso de mato nas ruas não asfaltadas, o lixo e entulhos jogados por ela mesma, o que evidencia a falta de uma política de educação e cidadania.
Os resíduos domiciliares e de comércios são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais: estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO HUPAA
  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos: estudo de caso em campus Universitário
  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!