Plano De Ensino Patologia Recupera O Estrut Concreto 2010 1

973 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

Ano/Semestre
2009/1

1 – Identificação
1.1 Centro: Tecnologia
1.2 – Departamento: Engenharia Estrutural e Construção Civil
1.3 – Disciplina:
1.4 Código:

1.5 Caráter:
1.6 Carga Horária:

Sem.
Anual
Obrig.
Opt.

Patologia e Recuperação de Estruturas de Concreto
TB 819 x

X 48h
1.7 - Professor(es): Antônio Eduardo Bezerra Cabral
1.8 - Curso(s): Engenharia Civil

2 – Justificativa
As estruturas de concreto possuem um tempo de vida útil, que pode ser minimizado quando determinadas ações em sua construção e manutenção não são tomadas. O conhecimento dos mecanismos de deterioração do concreto, bem como das técnicas de diagnóstico, de reparo e de reforço pelo aluno de Engenharia Civil propiciará que as estruturas de concreto produzidas/supervisionadas por este sejam mais duráveis.

3 – Ementa
Requisitos para um concreto durável. Qualidade do concreto e seus constituintes. Permeabilidade do concreto. Causas físicas e químicas da deterioração. Corrosão da armadura. Produtos, técnicas de reparo, reforço e proteção. Diagnóstico das manifestações patológicas. Recuperação das estruturas.

4 – Objetivos - Gerais e Específicos
O objetivo geral da disciplina é propiciar aos alunos do curso de Engenharia Civil conhecimento sobre os processos de degradação das estruturas de concreto e de técnicas de recuperação das mesmas, em função do tipo de degradação. Têm-se como objetivo específico capacitar o aluno para realizar um diagnóstico sobre possíveis causas de manifestações patológicas em estruturas de concreto, enfatizando degradações propiciadas pela corrosão das armaduras, bem como de ações preventivas e corretivas.

5 - Descrição do Conteúdo/Unidades
5.1 Carga Horária

1. Apresentação da disciplina. Metodologia de ensino/aprendizagem
2. Definições. Lei de Sitter. Requisitos para um concreto durável: normas e exigências da NBR 6118. Correlação entre as características de resistência e

Relacionados