plano de ensino - estudo do espaço - Arq e Urb 1 sem anhembi morumbi

817 palavras 4 páginas
DATA1/2/2014
CURSO
ARQUITETURA E URBANISMO
CAMPUS
Anhangabaú Centro Morumbi Paulista Vila Olímpia
DISCIPLINA
ARQUITETURA: O ESTUDO DO ESPAÇO
PROFESSOR RESPONSÁVEL
MARCUS LIMA, SARKIS SERGIO KALOUSTIAN, WALTER MAFFEI, MINORU NARUTO, JOSE ROLLEMBERG, JOÃO CARLOS CORREIA / SANDRA CRISTINA FERNANDES MARTINS.
SEMESTRE: 1º
CARGA HORÁRIA: 80 horas
VIGÊNCIA: 20141
EMENTA

Iniciação dos alunos nas atividade de projetação arquitetônica.
Introdução e iniciação do aluno no universo da arquitetura. Conhecimento da linguagem do arquiteto, através da leitura e realização de desenhos.
Compreensão dos significados da expressão bidimensional na representação de volumes e elementos tridimensionais na concepção da arquitetura.


OBJETIVOS
Gerais
Explicitação do fazer arquitetônico: seu objeto – o espaço, as formas de manifestação deste objeto; suas formas de operação mediante procedimentos de prefiguração – projeto – do espaço, baseados em representação gráfica (desenho livre e geométrico) e tridimensional (modelo, maquete); o papel do projetista, o arquiteto – o sujeito.
Introdução à complexidade intrínseca do fazer arquitetônico em função de exigências socialmente determinadas na forma de programa e de seu necessário compromisso com a transformação concreta do – o espaço.

Específicos
Iniciar os alunos na percepção e na concepção do espaço utilizando o recurso da representação visual – gráfica e tridimensional através de exercícios práticos de complexidade crescente, a serem realizado em ateliê.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE 1 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Exposição aos estudantes do caráter da disciplina, percurso pedagógico, bibliografia fundamental, formas de avaliação.

UNIDADE 2 - REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Aula expositiva contemplando o universo do arquiteto: representação de volumes, elementos que têm tres dimensões através de desenhos, que têm duas dimensões.
Esta noção fundamental será seguida de

Relacionados

  • A definir
    90341 palavras | 362 páginas
  • Livro Design Do Brasil
    61128 palavras | 245 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas