Plano de emergência

Páginas: 17 (4109 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PLANO DE EMREGÊNCIA

CURITIBA
2011

SUMÁRIO
1 OBJETIVO E ESCOPO 2
2 INTRODUÇÃO 2
3 DEFINIÇÕES 3
4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E RESPONSABILIDADES 4
4.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DESCRIÇÃO DA PLANTA 4
4.2 ESTRUTURA PARA EMERGÊNCIAS 6
4.3 COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA 7
4.4 SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 8
4.5 INFORMAÇÃO DA EMERGÊNCIA 9
4.6MOBILIZAÇÃO 9
4.7 CÓDIGO DE ALARMES 10
5 ACIONAMENTO DO PLANO E COMUNICAÇÕES 10
6 TREINAMENTO 12
7 SIMULADOS 12
8 REGISTRO DE OCORRÊNCIAS E AÇÕES CORRETIVAS 13
9 PROCEDIMENTOS EMERGENCIAIS 13
9.1 VAZAMENTO DE AMONIA 13
9.2 COMBUSTÍVEL VAZANDO: 17
REFERÊNCIAS 19
ANEXOS 20


1 OBJETIVO E ESCOPO

O Plano de Emergência do estabelecimento tem por objetivo a preparação e organização dosmeios existentes para garantir a salvaguarda dos seus ocupantes em caso de ocorrência de uma situação perigosa, nomeadamente de incêndio.
O presente Plano de Emergência é elaborado na base dos riscos de incêndio e de pânico, uma vez que as ocorrências resultantes de outras situações perigosas, nomeadamente catástrofes naturais como terremoto e alerta de bomba têm conseqüências semelhantes; contudo,no que se refere ao risco de terremoto são apresentadas no presente Plano algumas disposições particulares.
O presente plano visa descrever orientações e procedimentos a serem seguidos pelos funcionários e visitantes do prédio da Empresa Santos e CIA Ltda. quando da ocorrência de princípios de incêndio, sinistros e ameaças externas.

2 INTRODUÇÃO

Este Plano de Emergência pretende informaraos funcionários, sobre os procedimentos a serem adotados para a prevenção de sinistros e o combate dos mesmos em seus princípios.
Acreditamos que se os colaboradores tiverem conhecimentos básicos sobre prevenção de incêndios, certamente desenvolverão comportamentos preventivos de modo a evitar as condições que levam ao fogo.
Tais providências proporcionarão eventos sem surpresasdesagradáveis, capazes de causarem pânico e ferimentos nos presentes.
A todos envolvidos neste trabalho caberá o aperfeiçoamento, objetivando tornar-se qualificado para o exercício de suas atividades, objetivando as oportunidades em alcançar um ambiente com o máximo de segurança.

3 DEFINIÇÕES

Segue algumas definições:

i. Bombeiro profissional civil: conforme ABNT NBR 14608.
ii. Brigada deincêndio: conforme ABNT NBR 14276.
iii. Grupo de apoio: Grupo de pessoas composto por terceiros (por exemplo: pessoal de manutenção, patrimonial, telefonista, limpeza etc.) Ou não, treinados e capacitados, que auxiliam na execução dos procedimentos básicos na emergência contra incêndio.
iv. Emergência: Situação crítica e fortuita que representa perigo à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, gerando umdano continuado que obriga a uma imediata intervenção operacional.
v. Perigo: Situação com potencial de provocar lesões pessoais ou danos à saúde, ao meio ambiente ou ao patrimônio, ou combinação destas.
vi. Planta: Local onde estão situadas uma ou mais edificações ou área a ser utilizada para um determinado evento ou ocupação.
vii. Ponto de encontro: Local seguro e protegido dos efeitos dosinistro.
viii. População fixa: Aquela que permanece regularmente na planta, considerando-se os turnos de trabalho e a natureza da ocupação, bem como os terceiros nestas condições.
ix. População flutuante: Aquela que não permanece regularmente na planta. Será sempre considerado o número máximo diário de pessoas.
x. Profissional habilitado: Profissional com formação em prevenção, combate a incêndioe abandono de área, com carga horária mínima de 200 h para risco baixo, 300 h para risco médio ou 400 h para risco alto; primeiros-socorros com carga horária mínima de 60 h para risco baixo, 120 h para risco médio ou 240 h para risco alto; e análise de risco com carga horária mínima de 60 h para risco baixo, 100 h para risco médio ou 140 h para risco alto. Ou profissional que tenha elaborado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANO DE EMERGÊNCIA
  • PLANO DE EMERGÊNCIA
  • Plano de emergência
  • Plano de emergência
  • PLANO DE EMERGÊNCIA
  • Plano de emergência
  • Plano de emergencia
  • Plano de emergencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!