Plano de desenvolvimento do pólo aeroespacial

Páginas: 83 (20676 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO PÓLO AEROESPACIAL DA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

São José dos Campos Outubro 2007

APRESENTAÇÃO No Brasil, a indústria aeroespacial desenvolve e produz aviões comerciais, militares, leves e de médio porte, helicópteros, planadores, foguetes de sondagem e de lançamento de satélites, satélites, equipamentos e sistemas de defesa, mísseis, radares, sistemas decontrole de tráfego aéreo e proteção ao vôo, sistemas de solo para satélites, equipamentos aviônicos de bordo e espaciais. Ainda, fornece reparos e manutenção em aviões e motores aeronáuticos. O setor é suportado por serviços, engenharia, fabricação de peças, montagem e integração de aeronaves. Além disso, conta com escolas de engenharia especializadas em aeronáutica e espaço, formação detécnicos e profissionais de apoio. A maior parte dessas indústrias, empresas e das organizações, está localizada no município de São José dos Campos, Estado de São Paulo. O Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local Aeroespacial de São José dos Campos – SP pretende apresentar um panorama da representatividade do setor Aeroespacial para a economia local/ regional do estado de São Paulo, bem como,a significativa função que o pólo Aeroespacial de São José dos Campos exerce para o desenvolvimento econômico local. Assim, busca-se apresentar um retrato atual do pólo diante de suas características, oportunidades e desafios para o seu desenvolvimento. Trata-se de um documento fundamental para orientar a integração e a convergência de ações dos agentes que atuam no APL Aeroespacial de São Josédos Campos. Retrata a situação do pólo a fim de direcionar seu desenvolvimento no contexto da economia local/ regional. Propõem-se aqui ações de curto, médio e longo prazo, as quais visam o desenvolvimento sustentável do arranjo seja nos quesitos da gestão do APL e seu desenvolvimento diante das necessidades apresentadas pela competitividade atual, como nos mecanismos de governança e decisões e comisso, exercitar o protagonismo das empresas e instituições locais em busca de um novo contexto interinstitucional capaz de alavancar e desenvolver projetos estruturantes para o APL, como também, para que esses benefícios possam ser transbordados e incorporados pelas demais empresas constituintes do pólo e pelo município em geral. Desta forma, busca-se um esforço direcionado para o aumento dacompetitividade do setor e cooperação entre as empresas, através de projetos voltados para o aprimoramento do processo produtivo, produtos, maior participação no mercado interno, responsabilidade sócio-ambiental e preocupação com o desenvolvimento local.

2

As ações estruturantes apresentadas neste plano de desenvolvimento foram elaboradas e validadas pela governança do arranjo, com base nosprincipais desafios e oportunidades encontrados pelo setor, tais ações visam formalizar parcerias locais e estaduais, bem como, concretizar novas parcerias a fim de otimizar recursos, compartilhar objetivos comuns e consolidar o processo de cooperação e interação entre os atores deste processo. Assim, o desafio dos atores envolvidos no processo de consolidação do APL é fazer com que o trabalhopromovido no Pólo resulte não apenas em crescimento econômico para uma parcela de empresários e empreendedores do setor Aeroespacial, mas sim, em desenvolvimento econômico e social, de forma que a comunidade possa ampliar sua qualidade de vida, reduzir suas desigualdades sociais e melhorar os seus capitais humano e social.

3

GOVERNANÇA DO APL AEROESPACIAL DA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) AIAB- Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil BNDES - Banco Brasileiro para o Desenvolvimento Econômico e Social CECOMPI - Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CTA – Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Aeroespacial
  • Polos de Desenvolvimento RJ
  • Polos de desenvolvimento tecnologico
  • Diagnóstico de desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste
  • PLANO DE DESENVOLVIMENTO
  • Plano de Desenvolvimento
  • Plano de desenvolvimento
  • Plano de desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!