plano de cuidados para Dona Augusta

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/ UFMG
Polo: Governador Valadares- GV1
Módulo: Processo de Trabalho
Atividade Título: 6
Autor:
Plano de manejo - Auto cuidado Apoiado
Método clínico centrado na pessoa (MCCP)
O caso da Dona Augusta
(1) Explorando a doença e a experiência da pessoa com a doença:
Dona Augusta tem 72 anos, viúva há 15 anos, pensionista doINSS recebe um salário mínimo por mês e tem hipertensão há quase 25 anos e diabetes há 10 anos.
Dona Augusta e Dona Maria Olímpia dividem o mesmo muro e estão sempre conversando da vida e dos problemas. Nos últimos anos Dona Augusta vinha caindo com frequência e há alguns meses teve uma queda feia no banheiro e desta vez quebrou o colo do fêmur. Ficou internada, operou, fez o tratamentodireitinho, mas ainda está andando com dificuldade e usando uma bengala.
Dona Augusta gosta muito de ir ao Baile da Terceira Idade, mas não comentou com o médico que estava triste por não poder participar dele desde que quebrou a perna.

Avaliando a história, exame físico, exames complementares; No caso de dona Augusta a hipertensão e o diabetes não a estavam incomodado e sim a dor crônica na perna e adificuldade de deambulação que a estavam impedindo de ir ao baile da terceira idade. Seu principal divertimento.
- Avaliando a dimensão da doença: sentimentos, ideias, efeitos sobre a funcionalidade e.

Expectativas da pessoa. Dona Augusta estava triste e se sentindo mais só e também mais limitada desde que ocorreu o incidente da queda seguida de fratura do fêmur isto parece que também aestava influenciando a ser mais relapsa em relação ao cuidado com a hipertensão e o diabetes.

(2) Entendendo a pessoa como um todo inteiro:
- A pessoa: Sua história de vida, aspectos pessoais e de desenvolvimento: Dona Augusta 72 anos viúva a 15 anos, hipertensa há 25 anos e; diabética há 10 anos apresentando quedas frequentes nos últimos anos que culminaram com uma fratura de fêmurocorrida há alguns meses que afetou sua capacidade de locomoção, causou dor crônica e humor deprimido por impossibilitar suas idas aos bailes da terceira idade.

- Contexto próximo: Sua família, comunidade, emprego, suporte social; Vive sozinha, convive diariamente com sua vizinha Dona Maria Olímpia que divide o mesmo muro com ela e parecem ter uma relação de amizade, por ela ter perguntado sobre comoesta seu estado de saúde e notado sua mudança de humor.
- Contexto distante: Sua comunidade, cultura, ecossistema: Dona Augusta parece viver em um bairro humilde de periferia pelo tipo de moradia em que vive. Tem bom convívio com a vizinha. Tem amigos no Baile de terceira idade. Usa o sistema público de saúde devido a seu salário e o acesso próximo da UBS de sua casa. Talvez tenha algumadificuldade relacionada à leitura por não estar usando corretamente as medicações de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes.
(3)Elaborando um projeto comum de Manejo:
Dona Augusta tem 3 problemas principais: Hipertensão, Diabetes, Problemas de Locomoção(sequela de fratura de colo de fêmur e dor crônica). Tem problemas relacionados:Dor crônica na perna, quedasfrequentes(labirintite?),dificuldade de adesão ao tratamento para hipertensão e diabetes com dificuldade de controle pressórico,humor deprimido após a cessação da atividade lúdica( dança da terceira idade).
Objetivos:
-Melhora da locomoção e da dor crônica
Controle da hipertensão e diabetes
Retorno à dança
Controle das causas das quedas
Controle das causas da falha a adesão ao tratamento
Papéis do profissional:Receitas legíveis, de fácil compreensão, uma ou duas tomadas de medicação ao dia.
Exames semestrais de controle HIPERDIA
Encaminhamentos a médicos especializados para avaliar os problemas que não estão sendo resolvidos na UBS.Por exemplo:O ortopedista que a operou para fazer revisão,um neurologista para avaliar se ela tem labirintite,um oftalmologista para avaliar sua visão(retinopatia?baixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de cuidados
  • Plano de Cuidados
  • Plano cuidados
  • plano de aula "dona baratinha"
  • Plano de cuidados
  • Plano de Cuidado
  • Plano de Cuidados ao Paciente com IAM
  • pLANO DE CUIDADOS GESTANTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!