Plano de comunicação

Páginas: 9 (2133 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2013
I

Plano de Comunicação


1. Caracterização do meio envolvente
Caracterização da empresa
A BMW AG (abreviatura de Bayerische Motoren Werke) é uma empresa alemã, fabricante de automóveis e motociclos. Foi fundada por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial foi proibida de o fazer, dedicando-se mais tarde ao fabrico deautomóveis.
Inicialmente o símbolo da BMW representava uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera. Actualmente, a marca alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera.
A BMW é dona das marcas Mini e Rolls-Royce e anteriormente também da Land-Rover - o actual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje aLand-Rover pertence ao Grupo Tata.
Hoje em dia, o grupo BMW orienta firmemente sua visão para o sector de alto padrão do mercado internacional de automóveis e motociclos, reunindo três marcas: BMW, Mini e Rolls-Royce Motor Cars.
Concorrentes
Como principais concorrentes destacamos a Audi e a Mercedes-Benz. A Audi é uma marca que tem como principal público-alvo os jovens adultos que procuram aliar oconforto e o estilo. Por outro lado, a Mercedes-Benz é mais direcionada para um público sénior que valorizam a junção de inovação e perfeição técnica. Ambas as marcas apostam forte na publicidade que, muitas vezes, acaba por ser determinante no momento em que uma pessoa decide comprar um carro.
Condições micro e macroeconómicas
A nível financeiro, internamente falando, a BMW tem como principalentidade de suporte a BMW Financial Services, que está presente em m ais de 20 países, sendo responsável pelo financiamento de 40% de todos os BMW vendidos em todo o mundo.
A BMW disponibiliza aos seus clientes um leque de opções que permitem uma maior facilidade aquando da aquisição de um veículo da marca, tais como:
* Contrato de crédito tradicional: desde de 12 a 72 meses;
* Contrato BMWSelect: mensalidades mais baixas e troca de viaturas mais frequentemente.
Estas condições proporcionaram a venda de 277.264 unidades de automóveis e consequentemente a aquisição de 1.122 milhões de euros, segundo o Relatório de Gestão da BMW, referente ao primeiro trimestre do ano de 2009.
Posto isto, estamos em condições de afirmar que a BMW tem uma boa capacidade e gestão financeiras, o quese repercute na produção de novas e constantes publicidades que, como sabemos, é crucial para desenvolvermos um negócio, mantendo os clientes actuais e, se possível, angariar novos seguidores.
Analisando as condições macroeconómicas, podemos afirmar que a situação económica global do país não se encontra favorável, apresentando um PIB (Produto Interno Bruto) de 229.154 dólares americanos, segundoa Lista do Fundo Monetário Internacional de 2010. Consequentemente o poder de compra é baixo pelo que a BMW aparece aos olhos do público em geral como uma marca de elevado prestígio e por isso difícil de alcançar.
Para fazer face a esta situação a BMW adequa a sua publicidade consoante o público-alvo fazendo o cliente reflectir através da seguinte expressão presente no seu website: “Pensa quesomos caros? Pense novamente.”
2. Análise das experiências anteriores
A empresa encontra-se com boa capacidade financeira e com um forte poder de investimento. Aliado a isto ainda está presente nas pessoas a ideia de que esta é uma marca muito dispendiosa o que a torna para muitos inalcançável. A empresa deseja adaptar cada vez mais as suas ofertas aos mais variados tipos de público com as suasnecessidades específicas. Neste momento é bastante difícil conseguir angariar novos clientes devido à situação económica em que vivemos, pois, estatisticamente falando, há mais pessoas com um baixo poder de compra do que aquelas que o têm.
A estratégia que a BMW vai utilizar para colmatar esta situação é a elaboração de um vídeo onde são realçadas as qualidades da marca tentando assim incutir nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de comunicação
  • Plano de comunicação
  • plano de comunicacao
  • Plano de comunicação
  • Plano de comunicação
  • Plano de comunicação
  • Plano de comunicação
  • Plano de comunicaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!