Plano de combate á dengue

Páginas: 13 (3197 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013




UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS













PLANO DE COMBATE A DENGUE EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA.









Vanessa Rodrigues da Silva


















Feira de Santana, Bahia
2013


VANESSA RODRIGUES DA SILVAPLANO DE COMBATE Á DENGUE EM FEIRA DE SANTANA- BAHIA.



















Feira de Santana, Bahia
2013


1. INTRODUÇÃO:

A dengue é uma das doenças virais mais preocupantes atualmente, sendo considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Trata-se de uma doença essencialmente tropical, transmitida pelapicada das fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Caracteriza por um começo repentino, febre que dura de três a cinco dias (rara vez mais de sete dias, e costuma ser difásica), cefaléia intensa, mialgias, cutralgia, dores musculares e articulares, adenopatias e uma erupção urticariana ou morbiliforme sincrônica com a volta da febre. Há falta de apetite no enfermo, provocando assimalterações no aparelho digestivo e debilitamento do corpo.
O número de casos de infecção de dengue vem aumentando em grandes proporções desde o século XX, criando-se epidemias devido à globalização e ao aumento da população de forma geral. Estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Segundo dados mundiais doMinistério da Saúde, cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
No Brasil, devido ás condições socioambientais favoráveis, o número de casos de dengue vem aumentando a cada ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano de 2010, houve 579.818 casos confirmados. Em 2011, foram 303.526 casos; em 2012, 167.279. Neste ano, segundo os dados doMinistério da Saúde, já foram registrados 635.161 casos suspeitos, que deverão cair para menos de 200 mil. Em contrapartida, o número de óbitos por dengue foi reduzido substancialmente. Em 2010, foram 7.804 casos graves no País, com 306 mortes; em 2011, 5.361 casos e 236 mortes; em 2012, 1.316 casos e 102 mortes e, neste ano, 1.243, que resultaram em 108 óbitos. A região com o maior número de casosnotificados é a Sudeste, seguido das regiões Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. Os dados apresentaram uma concentração de 75 % de casos em oito estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Na Bahia, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), foram 29.363 casos notificados de dengue no Estado nos primeiros quatro meses desse ano,um aumento de 10% a mais do que o mesmo período do ano passado. A cidade de Feira de Santana desponta como um dos municípios que mais contribuíram com esses índices, apresentando 930 notificações somente no primeiro trimestre desse ano.
O Ministério da Saúde implantou ações permanentes de combate à doença, o desenvolvimento de campanhas de informação e mobilização social, o fortalecimento davigilância epidemiológica e entomológica para detectar antecipadamente surtos da doença e o desenvolvimento de instrumentos mais eficazes de acompanhamento e supervisão das ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Entretanto, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade, com a adoção de medidas simples, como evitar o acúmulo de água limpa nascasas, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.
Tendo em vista as conseqüências da dengue na população e o aumento no número de casos na cidade de Feira de Santana, bem como as dificuldades encontradas para a realização de ações para o combate e prevenção da dengue, esse trabalho objetiva estabelecer um plano de combate á dengue, visando à diminuição do numero de casos, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Combate a dengue
  • COMBATE À DENGUE
  • COMBATE A DENGUE
  • Combate a Dengue
  • Mobilizando a comunidade no combate a dengue
  • Projeto de combate a dengue
  • Planejamento estratégico no combate a dengue
  • combate a dengue- ensino infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!