plano de carreira

Páginas: 7 (1513 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
TECPUC- Cursos Técnicos Ensino Médio- Grupo Marista
Curso Técnico em Recursos Humanos
Ariana Leite
Déborah Jane B. dos Santos
Tâmela Fernanda Kreps







PLANEJAMENTO DE CARREIRA DENTRO DA EMPRESA: PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS











JARAGUÁ DO SUL
MARÇO 2014
INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda O Planejamento de Carreira nas Organizações, seus princípios eestratégias. Tem o objetivo de esclarecer como o planejamento é importante nos tempos atuais tanto para o colaborador como para a organização, pois tem o objetivo de identificar os interesses que o colaborador escolher para sua carreira.

Os Princípios de Planejamento de Carreira possuem o intuito de

As estratégias estão focadas em como conseguir chegar ao ponto desejado, a partir da analise dasituação e na tomada da decisão no momento ideal.

A metodologia utilizada foi a partir de sites, entrevista e da interpretação das autoras do trabalho.

















PLANEJAMENTO DE CARREIRA

1 CONCEITO

Consiste em um conjunto de ações a serem tomadas que permitam que as decisões da sua vida profissional sejam em um sentido ascendente, rumo ao crescimento.

ConformeGaldino (2013)

O Plano de Carreira tem como principal meta colocar a pessoa no caminho certo para o sucesso profissional e pessoal, programando, assim, o crescimento nas duas áreas de maneira eficaz. Ele possibilita que você programe o tempo que necessita para alcançar os objetivos e avalie se seus conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos previstos.

É formadafundamentalmente por três partes: a primeira cita onde você se encontra atualmente, em relação ao seu cargo, remuneração, as competências que possui, formação acadêmica e experiências profissionais. A segunda, onde você pretende chegar, quais seus objetivos a curto, médio e longo prazo. E a terceira, quais os passos necessários para que seus objetivos sejam atingidos, o caminho a ser percorrido.

1.1PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

No Planejamento de Carreira nas organizações, segundo Evaldo (2011), afirma que o principal objetivo de um plano de carreira é preservar talentos nas empresas, o que possibilita programar o tempo necessário para alcançar objetivos e avaliar os conhecimentos, para a realização de projetos, e assim ajudando o profissional ter o controle sobre sua vida evitando perda detempo e resultados que não vão lhe trazer o retorno desejado.

Para os colaboradores, o plano de carreira é o caminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional e, para as empresas, garante uma diminuição de riscos, rotatividade e aumenta a produtividade, a qualidade dos serviços e ganhos financeiros tendo consciência de que se quer se o colaborador quer se manter no mercado deve elaborarseu planejamento.

Burcoski (2011) afirma “Os benefícios que a empresa ganha auxiliando seu colaborador são inúmeros, por isso, é importante que ela tenha um estrutura para acompanhar, motivar e orientar o plano de carreira de seus funcionários”

Muitas empresas têm investido em equipes juntos com seus profissionais para a realização dos planos de carreira, entretanto que fique claro que aorganização não tem possui nenhuma obrigação em realizar o plano de carreira de seu colaborador, mas é de suma importância que a corporação conheça o plano de seus empregados, tanto o RH como os líderes podem acompanhar, motivar e orientá-lo, ou ainda ajudá-lo na elaboração, caso ainda não tenha realizado o seu.

Conforme Mantovani

Planejar a carreira é uma decisão individual e racional, quedetermina um caminho único para cada profissional. A empresa e os gestores, porém, podem ser grandes parceiros nesse processo. As vantagens são muitas, para subordinados e gestores, e ambos podem atingir excelentes resultados. O primeiro passo é pensar no futuro – e ter a consciência de que o sucesso profissional, e até mesmo as futuras promoções, dependem de experiências vividas no dia a dia. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planos de carreira
  • Plano de Carreira
  • Plano de Carreira
  • Plano de Carreira
  • Plano de Carreira
  • Plano de carreira
  • Plano de carreira
  • Plano carreira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!