Plano de Beneficio Sociais

Páginas: 3 (613 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA








PROJETO FINAL
TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
GRUPO IV
ESTÊVÃOBATTISTIN, EVERTON DANTAS, FILIPE LEMOS E FRANCISCO BRUNORO JUNIOR









VITÓRIA
2014
A QUESTÃO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO X INFLAÇÃO

A principal questão da política econômica está notrade-off que o governo deve fazer entre o crescimento econômico e o combate à inflação. Isso porque, em certos casos, o processo de crescimento pode levar, devido ao incremento da demanda que o mesmoprovoca, a pressões inflacionárias. Da mesma forma, em muitas situações, o combate à inflação requer medidas como a elevação da taxa de juros e o corte nos gastos públicos, que acabam inibindo fortemente ocrescimento da economia. É devido a conflitos como esses que, em certos casos, os governos são obrigados a optar entre impulsionar o crescimento da economia ou combater a inflação.
Em políticasmacroeconômicas, seja ela monetária, fiscal ou cambia, tal dilema sempre é visto. Assim, pontos importantes de tais políticas devem ser observados em conjunto, facilitando sua melhor compreensão.
Um bomexercício, nesse sentido, é entender o que aconteceu com a economia brasileira a partir da execução do Plano Real, iniciado em 1994. Nas últimas décadas, apenas esse plano antiinflacionário obtevesucesso na tarefa de combater de forma efetiva a inflação no Brasil.
Num primeiro momento, de 1994 até 1999, o Plano Real contou com o que ficou conhecido como “âncora cambial”, que nada mais era doque a forte valorização do real frente ao dólar a partir do regime de bandas cambiais, auxiliada por altas taxas de juros. A partir de 1999 e até os dias atuais, como o “ataque especulativo” que o realsofreu naquele ano (facilitado pela debilidade das contas externas a partir da forte valorização do real frente ao dólar), que levou inclusive à mudança do regime cambial que passou a ser de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planos e beneficios sociais
  • Plano e benefícios da previdência social
  • planos de beneficios da previdencia social
  • plano de beneficio sociais
  • planos de beneficios sociais
  • planos de beneficios sociais
  • Implantação de um plano de saúde e segurança, benefícios e assistência social
  • plano de beneficios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!