Plano de aulda de dança

893 palavras 4 páginas
JAZZ
Expressividade, espontaneidade, improviso e energia. Trabalha o isolamento das partes do corpo num ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento.

O Jazz desenvolve a coordenação, musicalidade, agilidade e flexibilidade, de forma compassada, harmoniosa, emocional e feliz!
A dança então pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. No Brasil e no mundo a dança vem ganhando cada vez mais espaço pelos benefícios comprovados, vão desde a melhora da auto-estima, passando pelo combate ao estresse, depressão, até o enriquecimento das relações interpessoais. É importante, contudo, que a prática da dança com objetivos educacionais tenha início na escola. “Uma criança que participa de aulas de dança se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização.”
OBJETIVO: Um dos principais objetivos do jazz além de ser uma forma a mais de dançar, é resgatar de maneira educativa, alegre, saudável e prazerosa a arte de dançar, de conhecer o nosso corpo e nossa mente para podermos nos integrar e administrar nossa saúde, relembrando aquilo que sempre foi o impulso da vida de todo ser humano: o entusiasmo, a motivação e a alegria.
Entre outros:
• Esquema Corporal: Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo, através de movimentos que o afetam como uma totalidade; reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento; realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; definir sua dominância lateral.
• Estrutura Espaço-Temporal: Permitir ao aluno que se oriente no espaço, discriminando localização, direção e dimensão; que se movimente, discriminando diferentes momentos do tempo, se curso regular e seu fracionamento; que identifique e efetue movimentos e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos.

Relacionados