plano de aula

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
Hortolândia
2014
Introdução

Portugal era uma nação estimulada e aconselhada por muitos a ter seu governo transferido para o Brasil, com a Revolução Francesa no período de NapoleãoBonaparte (que comandou durante duas décadas). A ideia ganhou força Somente quando pressionado pelo avanço das tropas napoleônicas do General Junot, no final de 1807 e pressionado pelaInglaterra a decisão foi tomada. D. João era fraco demais, medroso e indeciso para tomar decisões desta proporção. Ele foi nomeado príncipe porque D. Maria I, a Rainha Mãe foi internadanum convento e declarada demente.
Foi uma travessia longa e árdua, com água e refeições racionadas, condições sanitárias precárias e até infestação de pragas, mas sempre com apoio daMarinha Britânica, em 22 de janeiro de 1808 os navios aportaram em Salvador. Nesta escala, D. João decidiu receber autoridades do Norte-Nordeste Brasileiro para as cerimônias de“beijão-mão”. No dia 7 de março de 1808 a esquadra de D. João chega à Baía de Guanabara, recepcionado com fogos de artifício e festas populares para saudar “a chegada do primeiro monarca Europeu a terrasamericanas”.
Portugal foi saqueado pelos fugitivos de Napoleão antes de embarcar para Brasil, mas mesmo assim os recursos eram insuficientes para sustentar a corte. Todos dependiam doscofres governamentais e de um enriquecimento rápido por aqui para uma volta a Portugal à primeira oportunidade. Em 1820 os cofres do Banco do Brasil foram saqueados pela Família Realque voltava a Portugal, foi liquidado em 1829. Somente em 1835, já no governo de D. Pedro II o Banco do Brasil foi recriado.
Quando as cortes em Portugal ficaram livres de NapoleãoBonaparte e de seus “protetores” ingleses, exigiram a volta da Família Real. D. João deixou o Brasil a cargo de seu filho D. Pedro que rompeu com as cortes portuguesas, conquistando
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de aula
  • Plano de Aula
  • Plano de aula
  • plano de aula
  • Plano de aula
  • plano de aula
  • PLANO DE AULA
  • plano de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!