Plano de aula, tradicinal x perpectiva histórico-crítica

1538 palavras 7 páginas
PLANO DE AULA (MODELO TRADICIONAL)

Data: maio de 2012. Matéria – Ciências. Assunto – Os diferentes tipos de alimentos, suas características específicas e o modo como elas interagem com o organismo humano. Duração – 40 minutos.

Objetivos:

a) ampliar o conhecimento da criança quanto à diversidade dos alimentos; b) levar o aluno a reconhecer e consumir alimentos que contribuam para a regulação e manutenção do seu corpo e também a evitar alimentos que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Motivação: recapitulação da aula anterior.

Material: cópia da conhecida pirâmide alimentar para facilitar o registro do conteúdo no caderno; quadro-negro.

Desenvolvimento da matéria:

1) PREPARAÇÃO. Iniciarei com uma exposição recapitulando o importante papel da alimentação na vida humana e o papel de destaque que o alimento possui na produção cultural. Depois de recordar o funcionamento básico do sistema digestório e sua integração com o resto do corpo humano é hora de iniciar o tema central da aula.

2) APRESENTAÇAO. Explicarei a organização dos alimentos na pirâmide alimentar, e os diferentes grupos que a compõe. Depois de explicar as especificidades de cada grupo alimentar, associarei as quantidades recomentadas de ingestão diária aos tipos de alimentos que fazem parte da pirâmide.

3) ASSOCIAÇÃO. Relacionarei o assunto agora estudado com os estudos anteriores referentes à alimentação.

4) GENERALIZAÇÃO. Nessa etapa estabelecerei um pensamento que em linhas gerais englobe o tema central da aula e os subtemas que foram aparecendo durante o seu desenvolvimento. Uma rápida revisão dos assuntos, estabelecidos agora na realidade vivida pelos alunos cotidianamente, encerra a discussão e leva até a prática.

5) APLICAÇÃO (Fixação). Exercícios no caderno.

5.1) De acordo com a pirâmide alimentar, relacione o alimento a sua classificação estudada:

Cereais Carnes Frutas Açucares

. . . .

. . . .

Energéticos extras Reguladores Energéticos

Relacionados