Plano de Aula Movimentos Sociais

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2014
- Apresentar alguns dos novos movimentos sociais no Brasil, trabalhando com o Movimento Dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Movimento Feminista, o Movimento Negro, o Movimento Homossexual (GLBTTs), o Movimento Ambientalista, o Fórum Social Mundial etc.

Conteúdo ou ementa: O contexto histórico do surgimento dos Movimentos Sociais. DireitosSociais e Cidadania. Formas de Ação Coletiva no desenvolvimento dos Movimentos Sociais. Lutas no período do Brasil Colônia até a contemporaneidade. Natureza e conceituação dos Movimentos Sociais tradicionais e novos. Novos Movimentos Sociais no Brasil pós 1970.

Metodologia de Ensino:
Este Plano de Aula contemplará quatro aulas expositivas de 50 minutos no 3º ano do Ensino Médio, que serãotrabalhadas em duas semanas, sendo duas aulas conjugadas por semana.

1ª semana: 2 aulas expositivas de 50 minutos.
Será trabalhada a questão do surgimento dos movimentos sociais, fazendo-se um recorte pela luta por direitos civis, políticos e sociais ocorridos primeiramente na Europa e sua repercussão no Brasil, desde a colônia. Ao trabalhar a configuração desses movimentos, que no Brasil seestendeu até meados de 1970, e de acordo com a pré leitura dos alunos do Capítulo 17 do livro Didático, far-se-á a conceituação de Ação Coletiva e como os movimentos Sociais se organizam através da institucionalização e organização dessas ações em prol da luta por direitos ou pela manutenção dos mesmos. Entende-se ainda que, movimento social é a reprodução de certos contextos sociais e históricos devárias sociedades que almejam determinadas mudanças. De acordo com Touraine esse processo se daria a partir do momento que os indivíduos passassem a controlar a ação histórica dada pela ação de conflito expressa na luta de classes. Outro pensador que teoriza os movimentos sociais é Castells onde, para ele, movimentos sociais são práticas de teor contraditório cujo objetivo é de transformar o sistemaestruturalmente, por ações revolucionárias ou não, através da dicotomia das classes. Depois de feita a contextualização do surgimento dos movimentos, far-se-á também a definição de seus objetivos, pontuando a identidade de classes incutida nos movimentos tradicionais. É importante fazer um paralelo entre as lutas por direitos e promulgação da Constituição de 1988, vista a consolidação ou não dosdireitos nela estabelecidos, chamando os alunos a debaterem sobre o tema. Em segundo momento da aula, fazer a definição do que seriam os novos movimentos sociais e como passaram a se configurar após a década de 70. Esses novos movimentos segundo Brym podem ser compreendidos pela teoria dos novos movimentos sociais que devem:

... ser entendidos como atores coletivos que se opõem às classesdirigentes que impedem os dominados de falar e agir em prol de seus interesses. Seus defensores entendem que as classes dirigentes representam os interesses do capital e, ao se opor a esses interesses e às classes dominantes, os movimentos sociais representariam uma oposição ao próprio capitalismo, tendo, assim, um alcance global (Brym et al. 2006, p.526).


Após diferenciar tradicionais e novosmovimentos sociais, questionar o entendimento da turma, buscando identificar as mudanças ocorridas no seio desses movimentos que o diferenciaram. Sendo que os movimentos tradicionais possuíam uma identidade de classe social ligada basicamente aos movimentos sindicais e operários, formando uma dicotomia de identidades entre proprietários dos meios de produção (patrões/burgueses) e os vendedores daforça de trabalho (trabalhadores/operários), assim os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados (“Proletários de todo mundo, uni-vos”, proclamava Karl Marx no Manifesto Comunista).
Já os novos movimentos se configuraram pela instabilidade das classes, onde os sujeitos passaram a assumir diversas identidades, que não decorriam mais das relações de produção. Surgiam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula
  • PLANO DE AULA MOVIMENTOS DA TERRA
  • pLANO DE AULA SOM E MOVIMENTO
  • Plano de aula- Som e Movimento
  • Plano de aula
  • plano de aula som e movimento
  • Plano de aula, conservação da quantidade de movimento
  • Plano De Aula Geografia Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!