Plano de aula de natação

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
Escola Superior de Educação do Porto

2010/2011

LOCAL: Piscina da Constituição UNIDADE DIDÁCTICA: desportos individuais – Natação. DATA: -- / -- / ---- (a definir) HORA: 14:30 DOCENTE: Ana Julieta Silva TURMA: 2º ano Ciências do Desporto Nº DE ALUNOS: 23

TEMPO ÚTIL: 30 minutos. DISCENTES : Ana Fernandes / Janete Guedes MATERIAL: Pull boy e arcos. CONTEÚDOS : Viragens regulamentares;Partidas: saltos de cabeça; Jogo lúdico. COMPETÊNCIA GERAL DA AULA: Aperfeiçoar a técnica de costas (nível 3). DISTÂNCIA/
TEMPO

ACTIVIDADES / ESTRATÉGIAS

ORGANIZAÇÃO

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Desportos individuais: Natação – Costas Nível 3

PARTE INICIAL

50 metros

Estilo crowl.

 Aquecimento.

1

Escola Superior de Educação do Porto

2010/2011

25 metros

PARTEFUNDAMENTAL

PARTE FUNDAMENTAL

Exercício 1 Batimentos dos m.i. com o m.s. direito em extensão ao longo do corpo, executar a braçada com o m.s. esquerdo: a mão esquerda sai da água com o dedo polegar virado para cima e ao passar na vertical do ombro (+/- 90°) descreve uma rotação externa de modo a que o dedo mínimo fique virado para baixo (o ombro esquerdo deve romper a superfície da água antes de amão iniciar a fase aérea). Trocar o lado de execução. Exercício 2 Exercício igual ao exercício 1 com o corpo junto à corda de separação da pista, por fora a que a mão ao entrar na água possa agarrar a corda e que o m.s. descreva a fase aquática “puxando-a”: a mão deve agarrar a corda por baixo e a flexão do cotovelo deve dirigi-lo para baixo, mantendo a mão sempre mais “alta” do que o cotovelo até om.s. estar em completa extensão (mão ao lado da coxa).

 Treinar a fase de extensão máxima do corpo na técnica de costas, com domínio do corpo e da posição das mãos;  Realçar o gesto de rotação do ombro;  Executar todos os gestos da braçada de costas sem perder o domínio do movimento.  Realçar o gesto de tracção da braçada de costas em combinação com os gestos de recuperação e rolamento; Estimular a execução da braçada de costas com os cotovelos dobrados.

25 m do lado direito da corda para o braço esquerdo. 25 m do lado esquerdo da corda para o braço direito

Desportos individuais: Natação – Costas Nível 3

2

Escola Superior de Educação do Porto

2010/2011

Exercício 3 Nadar a técnica completa. 25 metros

 Executar o movimento completo da técnica de costas comcontrolo e coordenação de ambos os braços;  Aperfeiçoar o controlo da braçada.

PARTE FUNDAMENTAL

VIRAGEM Exercício 4 i. Empurrar a parede com os pés para atingir a extensão horizontal à superfície da água. Manter esta posição durante o tempo de contar até três. Dobrar o corpo pela cintura e, de seguida, mergulhar a cabeça para baixo na direcção dos joelhos. Ao mesmo tempo, afastar os braçospara os lados e usar as mãos em movimentos de tracção circulares para conseguir rodar mais depressa. Os joelhos devem estar dobrados. Se o corpo estiver bem enrolado, obtêm-se uma cambalhota muito rápida. Fazer a cambalhota ao longo dos 25 metros.  Executar correctamente a viragem de pés para a frente.

25 metros

Desportos individuais: Natação – Costas Nível 3

3

Escola Superior deEducação do Porto

2010/2011

5 min.

PARTE FUNDAMENTAL

Exercício 5 ii. Começar a nadar no meio da pista. No momento exacto que passar por debaixo das bandeiras, começar a contar as braçadas em direcção à parede. Concentração na contagem das braçadas até tocar na parede de chegada. Tentar ser o mais consistente possível na contagem de braçadas desde a passagem sob as bandeiras.

 Ensinar ummétodo de contar o número de braçadas entre as bandeiras e a parede de chegada.

5 min.

Exercício 6 iii. Subtrair uma braçada à contagem do exercício anterior, pois este será o número de braçadas a executar depois de passagem sob as bandeiras. Depois do braço entrar na água para a última braçada, fazer uma rotação para o mesmo lado. Executar a cambalhota e pousar os pés na parede, dando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula de natação
  • plano de aula de natação
  • Plano de aula de natação
  • Plano de Aula Natação
  • Plano de aula natação
  • plano de aula natação
  • Plano de aula de Natação
  • Plano de Aula Natação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!