Plano de aula ciencias - alimentação saudavell

508 palavras 3 páginas
Plano de aula : Alimentação saudável
Escola:
Professoras: Bianca Lima e Lais Souza
Disciplina: Ciências
Turma: 03
Tema: Alimentação Saudável se aprende na escola A proposta de trabalhar esse tema ,e que a escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável.
Objetivos :
Diferenciar alimentos naturais e industralizados
Reconhecer a necessidade de bons atos alimentares
Ampliar o universo do conhecimento e respeito dos hábitos saudáveis
Conhecer a diferentes tipos de legumes, verduras e frutas
Compreender a necessidade da higiene na manipulação dos alimentos e relacionar esse habito com boa saúde.
Diferenciar o que e saudável e o que não e
Fazer receitas saudáveis
Apresentar pirâmide alimentar

Conteúdo:
Textos informativos ( receitas, historias)
Musicas
Jogos
Colagem
Rótulos
Pirâmide alimentar

Metodologia:
Referencial teórico
A ingestão de uma alimentação saudável é importante desde a infância, período em que constitui a base da formação do ser humano, uma vez que juntamente nessa na fase se formam os hábitos alimentares. A alimentação suficiente e adequada, principal necessidade do ser humano, constitui um dos direitos da criança (MASCARENHAS; SANTOS, 2006). Em 1988, esse direito foi assegurado através da alimentação escolar a todos os alunos da educação infantil e ensino fundamental por meio de programa suplementar de alimentação escolar (PNAE) oferecido pelo governo estadual, federal e municipal. Este programa tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, melhorando a capacidade de aprendizagem, formar bons hábitos alimentares e manter o aluno na escola (BRASIL, 2008).
Diante das experiências vividas verifica-se a importância da escola na promoção de programas educativos para melhora da qualidade de vida e elevação da saúde, mesmo tendo sido o indivíduo

Relacionados