Plano de aula CadeiaAlimentar

527 palavras 3 páginas
PLANO DE AULA I http://pt.slideshare.net/JoseOliveiraPT/camuflagem-e-mimetismo https://www.youtube.com/watch?v=CdESM0_5GkQ http://pt.slideshare.net/altairhoppe/mimetismo-e-camuflagem-27038633?related=1 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Data: 06/04/2015
Nº de horas: 02
Tema: Ecologia: Relações alimentares e ecológicas

2. CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Seres produtores, consumidores e decompositores.
Relações alimentares entre os seres vivos.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a importância da cadeia alimentar.
Identificar e compreender as relações alimentares entre os seres vivos;
Diferenciar seres produtores, consumidores e decompositores;

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

4.1 INTEGRAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Será feita a apresentação da professora estagiária e dos alunos. Após a apresentação, haverá uma conversa com os alunos, onde eles serão informados a respeito da duração do estágio, do conteúdo a ser trabalhado e da metodologia de ensino. Também será dito aos alunos que eles deverão ter uma atitude responsável em relação aos trabalhos realizados em sala de aula e também naqueles que deverão ser feitos em casa. Os alunos deverão respeitar os colegas e a professora e trazer sempre os materiais solicitados para as aulas. A avaliação será feita por meio dos relatórios das aulas práticas, dos trabalhos feitos em sala e em casa e também pelas atitudes em sala de aula e pela organização do caderno e do material escolar dos alunos. Serão realizadas duas provas durante o estágio e trabalhos de avaliação.

4.2 PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL
Para auxiliar na explicação desse tema, será iniciada uma roda de conversa, questionando o que os seres vivos necessitam para viver. Provavelmente haverá diferentes respostas, tais como oxigênio, água e alimentação. Será feita interferência com questionamentos, de modo que o aluno perceba que a necessidade alimentar de cada ser vivo é diferente para cada espécie. Qual a base da alimentação dos seres humanos? E dos pássaros? Dos peixes? Das plantas?

Relacionados

  • Ciencia da computação
    140878 palavras | 564 páginas