Plano de aula 1_Fundamentos de defesa do Volei de Praia

303 palavras 2 páginas
Plano de Aula 1: Fundamentos de defesa do Vôlei de Praia.

1. Tema da aula: Defesa do Vôlei de Praia.

2. Objetivos: Treinar os principais fundamentos de defesa praticados no vôlei de praia.

3. Conhecimentos mínimos necessários: Regras básicas do vôlei de praia; Fundamentos básicos do vôlei de praia como movimentação em quadra, diferentes tipos de toque na bola, conceito de recepção, levantamento e ataque.

4. Conteúdo:

a. exercício de ataque e defesa dinâmico – realizado em duplas, onde o defensor deverá se mover em um espaço dividido em quatro posições por um “X”.
b. exercício de movimentação de bloqueio – realizado individualmente a fim de treinar a impulsão e equilíbrio próximo à rede quando o aluno deve movimentar-se lateralmente e realizar o salto tocando a bola que deve estar acima da rede. Ao retornar ao solo, o aluno torna a movimentar-se lateralmente, repetindo o movimento desde o início.
c. simulação de jogo – realização de repetições de ataque orientando as duplas a realizarem leitura da movimentação de ataque para a correta defesa, seguida do levantamento e ataque.

5. Metodologia: Aula coletiva diretiva, com os alunos divididos em dois grupos. Cada grupo será orientado pelos professores acerca da correta execução dos exercícios. Recurso a correção e feedback durante o treino através de comunicação visual, auditiva e cinestésica.

6. Periodização: O treino proposto tem o intuito de proporcionar um modelo de jogo de rápida movimentação defensiva estimulada pela correta percepção da intencionalidade dos atacantes adversários a partir da leitura dos movimentos. A correta leitura do jogo proporcionará uma melhor possibilidade de ataque e consequentemente pontuação decorrente de uma boa movimentação defensiva.

7. Avaliação:

Relacionados