Plano de ação de gestão de pessoas município de colinas do tocantins

Páginas: 16 (3928 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Vigiagua
Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano – VIGIAGUA

O consumo de água segura é de importância fundamental para a sadia qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobretudo aquelas evitáveis, relacionadas a fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.
A vigilância da qualidade da água para consumo humano é umaatribuição do Setor Saúde há mais de três décadas e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde pública objetivando garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. A avaliação dos riscos à saúde humana, representada pela água utilizada para consumo humano também constitui uma premissa da vigilância daqualidade da água. As atividades da vigilância devem ser rotineiras e preventivas, sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano.
A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental – CGVAM iniciou, em 1999, aimplantação e coordenação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) Os objetivos específicos do Programa VIGIAGUA são:
• Reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população;
• Buscar a melhoria das condições sanitáriasdas diversas formas de abastecimento de água para consumo humano;
• Avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água;
• Monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente;
• Informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde;
• Apoiar o desenvolvimento de ações deeducação em saúde e mobilização social;
• Coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA)
O Programa VIGIAGUA inclui modelo, campo e forma de atuação e dentre diversas importantes questões estabelece ações básicas e estratégicas para a efetiva implantação da vigilância da qualidade da água para consumo humano, por parte das três esferas governamentais do setor saúde(federal, estadual e municipal), obedecendo, desta forma, os princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
A Portaria MS N.º 518, de 25 de março de 2004, estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição. No entanto, cabe às autoridades de saúde pública das diversasinstâncias de governo a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública.

Programa Vigiar Municipal
1. INTRODUÇÃO

Os problemas relacionados às alterações da qualidade do ar e suas inúmeras conseqüências sobre avida humana remontam aos primórdios da civilização humana, mas, ainda assim, só nas últimas décadas isso tem adquirido notoriedade em escala global.

Considerando as alterações na qualidade do ar, nós podemos citar os inúmeros casos de erupções vulcânicas e de queimadas naturais que acompanham a história da humanidade.

Um exemplo bem antigo de poluição do ar pode ser visto nos registros depovos que faziam exploração de minérios e pedras preciosas em minas e cavernas. Várias pessoas, em geral escravos e trabalhadores mal assalariados, trabalhavam nesses locais em situações precárias. A iluminação dentro dessas minas e cavernas era feita com pequenas fogueiras e tochas, o que, muitas vezes, ocasionava a morte de pessoas asfixiadas pela fumaça. Mas, de modo geral, no passado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de ação gestão de pessoas
  • Plano de acao gestao de pessoas
  • Plano Estratégico de Ação para Gestão de Pessoas
  • Plano de ação pessoa deficiente
  • Ação de gestão de pessoas
  • Plano de ação em gestao
  • PLANO DE CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS
  • Gestão de Pessoas / Plano de Carreira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!