Plano Cluzado

337 palavras 2 páginas
Ano e Duração
O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada. Depois de uma curta existência, de novembro de 1986 a junho de 1987, o Plano Cruzado II havia se tornado apenas mais um plano de estabilização fracassado e assim, em maio de 1987, cinco meses após a sua edição, o ministro da Fazenda, Dílson Funaro, foi substituído por Luís Carlos Bresser Pereira .

Vantagens
Para a teoria de inflação inercial, os instrumentos convencionais (monetaristas ou keynesianos) de combate à inflação não funcionarão enquanto prevalecerem os níveis elevados de inflação inercial. Nesta circunstância, restariam duas alternativas: uma gradual e uma heterodoxa: o congelamento de preços .

Desvantagens
Em situações de congelamento de preços, é comum o desabastecimento ou venda com ágio.
O congelamento de preços também dificulta a mensuração da inflação (cálculo dos índices de inflação). No Plano Cruzado, por exemplo, os produtos eram vendidos com ágio, e isso não absorvido parcialmente pelas metodologias de índices de preços. Outra situação em que o erro de coleta se manifesta é na situação de desconto generalizado, onde a existência do desconto para venda a vista decorre da tentativa de antecipação, por parte dos agentes econômicos, a um possível congelamento .

Conclusão
O Plano Cruzado não apenas fracassou, como dele resultaram muitas ações judiciais até hoje em curso, na qual cidadãos comuns exigem de bancos e governos a reparação das perdas monetárias sofridas. "Cada brasileira ou brasileiro será um fiscal dos preços em qualquer lugar do mundo. Ninguém poderá, a partir de hoje, praticar a industria da remarcação. O estabelecimento que o fizer poderá ser fechado, e esta prática ensejará a prisão dos representantes"
O Plano Cruzado também teve como resultado uma deterioração na balança de pagamentos do país com a

Relacionados

  • Atendente
    6030 palavras | 25 páginas