plano anual artes manuais e raciclagem

1568 palavras 7 páginas
PLANEJAMENTO ANUAL

FACILITADORA: Mª KELCIMERY DA SILVA COSTA

SANTA CRUZ – FEVEREIRO/2012
INTRODUÇÃO
"Criar é formar, relacionando as coisas e apresentando-lhes uma forma nova. Criar adquire um caráter de transformação, onde o homem, ao transformar o mundo, também se transforma e, percebendo-se nessas mudanças, cresce, esclarecendo coisas dentro de si. Recriar é uma forma criativa de tornar o velho, novo."
(UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado-1975)
Garantir que haja recursos naturais suficientes para a manutenção da vida humana na Terra, tal qual a conhecemos, é, sem dúvida, o maior desafio deste século. Em conseqüência e em nome de um progresso irresponsável, que considerava o ser humano dissociado de seu ecossistema, ou mesmo como câncer a ser dele extirpado, acordamos (e parece que ainda muito sonolentos) para a obrigação de preservar o que ainda nos resta, e recuperar o que da Natureza foi vilipendiado.
Para o primeiro objetivo – talvez o mais nobre – tem-se investido na educação para o consumo responsável: evitar que nossas reservas sejam exauridas para atender as necessidades insaciáveis do consumismo moderno. É remodelando o comportamento do ser humano que poderemos redefinir o que é realmente essencial para sua sobrevivência, poupando dessa maneira nossos recursos naturais. No entanto, é utopia imaginar que poderíamos retornar ao estilo de vida tribal de nossos antepassados mais remotos, e ainda assim, isso não significaria impacto ambiental zero. Mesmo consumindo de maneira responsável, nós continuaremos precisando transformar os materiais naturais para garantirmos a manutenção da nossa espécie. Para minimizar os riscos e impactos da ação humana, e recuperar grande parte do que já foi consumido, podemos contar com a reciclagem de materiais. A Oficina de Artes Manuais/Reciclagem com base nos pilares do caráter, tem como objetivo

Relacionados