Planimetri

989 palavras 4 páginas
Sumário

INTRODUÇÃO

Durante a aula prática foi desenvolvido uma técnica de levantamento por irradiação que consiste no levantamento de poligonais no espaço real, no qual um polígono resume-se em uma serie de linhas consecutivas (segmentos de retas) onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições de campo. Usaremos nesta atividade como ferramenta básica, a bússola, onde foi adquirido o seu manuseio e utilização.

REVISÃO LITERARIA
Planimetria

É parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referência), sem a preocupação com o relevo. (Cordini, 2004).

Legenda: Representação de Planimetria

Fonte: Ebah, 2013

Levantamento por Irradiação

Também conhecido como método de decomposição em triângulos ou das coordenas Polares. É utilizado na avaliação de pequenas superfícies relativamente planas. Uma vez demarcado o contorno da superfície a ser levantado, o método consiste em localizar, estrategicamente, um ponto dentro ou fora da superfície demarcada, e de onde possam ser avistados todos os demais pontos que a definem. Assim, deste o ponto inicial são medidas as distâncias aos pontos definidores da referida superfície, bem como, os ângulos horizontais entre os alinhamentos que possuem o ponto inicial como vértice.
A medida das distâncias poderá ser realizada através de método direto, indireto ou eletrônico e a medida dos ângulos poderá ser realizada através do emprego de teodolitos óticos ou eletrônico. A precisão resultante do levantamento dependerá, evidentemente, do tipo do equipamento utilizado. A figura ilustra uma superfície demarcada por sete pontos com o ponto inicial estrategicamente localizado no interior da

Relacionados