planilha

Páginas: 10 (2305 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Nascido em Florença, na Itália, em 3 de maio de 1469, Nicolau Maquiavel pôde estudar o Estado empiricamente até quando foi abolido de seu cargo, ocasião que lhe proporcionou um estudo externo, momento oportuno que escreveu o livro “O Príncipe”, que mais tarde lhe rendeu o título “O Príncipe do Estado”.
Nicolau Maquiavel trabalhava como Secretário do Estado, cargo no qual detinha e manipulavaos segredos do mesmo. Para que acontecesse sua saída, ocorreu a invasão dos Medici, de modo que estes estavam retomando o governo de Florença. Além de ser destituído de seu cargo, foi preso e exilado para San Casciano, lugar este que se inspirou para escrever suas literaturas que lhe trouxeram a fama. Após sete anos voltou para Florença para exercer funções político-militares.

NICOLAU MAQUIAVELE O ESTADO
Nicolau Maquiavel viveu em uma época renascentista, portanto, seus estudos, por mais que vigorem contemporaneamente, devem ser analisados de acordo com sua historicidade.
Podemos analisar três vértices da teoria de Maquiavel, “virtú, fortuna e occasione”.
 “Virtú”: Significa virtude. “Qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos”; “O poder humano de efetuarmudanças e eventos” (MAQUIAVEL, 2006, p.14)
 “Fortuna”: Acaso, fatalismo, necessidade natural. Para Maquiavel, um homeme capaz de ações, primeiramente tem a virtú e a fortuna equilibradas, mas este é um fator a ser mudado, para ele, a virtú deve estar em prioridade, maioria.
 “Occasione”: Significa oportunidade. Ser mais audacioso que prudente.
Para Maquiavel, a chave da fortuna está naoccasione. Explica ele:
“...examinando as suas ações e sua vida, ver-se-á que não deveram nada à fortuna, senão à oportunidade (occasione) que lhes forneceu a matéria que puderam moldar segundo a forma que lhes pareceu adequada; e sem essa oportunidade a virtude de seu espírito ter-se-ia desperdiçado; e sem sua virtude a ocasião teria vindo em vão”.
O conselho maquiaveliano aos príncipes arepublicanos situa-se no que Weber chamaria de ética de responsabilidade, no qual é uma ação em vista das conseqüências, uma ação premeditada, diferentemente da ética da consciência, cuja ação seria em função da hierarquia interna de valor. Percebe-se que se trata de uma ética ratificada em seu inteiro teor, uma ética política.
Existem dúvidas quanto a preferência de Maquiavel à defesa dos príncipesou republicanos, pois, hora defendia a tirania dos príncipes, hora a liberdade do povo. Durante todo o opúsculo “O Príncipe”, Maquiavel defendeu o direito de liberdade, a não manifestação de revoltas, isto em nome da República; porém, no final de sua obra, ele começa a apelar por um príncipe que utilize todos os meios possíveis, ainda que tirânicos, para salvar Roma.
A dificuldade de detectar averdadeira preferência de Maquiavel traz inúmeras teorias quanto a esta incerteza. Primeiro porque ele descrevia as coisas como são e como elas deveriam ser, e ainda discorre: “Aquele, pois, que abandona o que se faz pelo que deveria fazer, induzirá a própria ruína em vez de sua preservação”. Segundo, a situação em que estava, uma vez que tivera perdido seu poder e passava por dificuldades.Todos os Estados são repúblicas ou principados. Os principados são sucedidos pelos da mesma família ou foram fundados recentemente. Os Estados herdados, por sua vez, são mais aceitáveis do que os novos, pois eles mantêm uma tradição, algo do conhecimento dos súditos que não causa desconforto. Se o soberano não ofende seu súditos e não possuem defeitos extremos ele é bem aceito pelo povo. A contínuamudança de liderança acontece na esperança de melhorias, porém, quando não é alcançada causa desentendimento entre os governados e o governador que acaba perdendo a razão entre aqueles que lhe ajudaram a obter o poder, conseqüentemente, perde o poder. Para que haja sucesso em relação à conquista de territórios, onde passará a ser o novo governo, é preciso exterminar todos os costumes do poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • planilhas
  • planilha
  • planilha
  • Planilha
  • Planilha
  • Planilha
  • planilha
  • Planilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!