Planificação de Uma Unidade Didáctica_Famíla e Habitação

Páginas: 16 (3969 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013











Apresentação das seguintes Unidades Didácticas:
- A família
e
- A habitação












1.– Introdução 2
2.– Caracterização do Contexto da Turma 3
4.– Planificação 4
5.– Texto de Fundamentação 5
6.– Conclusão 8
Como reflexão de fecho, acreditamos que após a leccionação destas unidades, os alunos não terão problemas alguns em falar sobre o que lhes érealmente útil quando se está num país estrangeiro. Assim, estarão aptos a falar de si próprios, das suas famílias e do meio em que vivem; base para poderem mover-se numa sociedade e interagir com os nativos. 8
7.– Bibliografia 8
8 .– Anexos 10











1. – Introdução


O presente trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado, em Ensino do Português como LínguaEstrangeira e Língua Segunda, e consiste na elaboração de uma planificação de aulas de Português Língua Estrangeira, bem como de alguns materiais para dois domínios de referência específicos: o domínio da Família e o da Habitação.
No que se refere à organização do trabalho, pretende-se que seja feita uma caracterização do contexto de ensino/aprendizagem e da turma a que se destinaria a planificação.
Odomínio de referência foi planificado de acordo com determinados objectivos, não só comunicativos, como civilizacionais. Isto, sem esquecer os conteúdos estruturais, lexicais, as estratégias e os materiais a utilizar.


2. – Caracterização do Contexto da Turma

A turma seria uma turma de alunos adolescentes que vêm aprender Português no nosso país, durante o Verão. A cadeira de Português LínguaEstrangeira seria leccionada na Faculdade de Letras de Coimbra e teria uma carga horária de 30 horas.
O seu nível linguístico corresponderia ao nível elementar, identificado com os níveis A1 e A2, no Quadro europeu comum de referência para as línguas, onde se estabelece que um utilizador da língua de nível A1 deverá ser “ capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assimcomo enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante”1. No que diz respeito aoutilizador de nível A2, o mesmo livro diz que o aprendente deverá ser “capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhes são familiarese habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas”2.

3. – Domínios de referências: A Família e a Habitação
Este domínio de referência não seria dado de uma só vez, pois pretende-se que os alunos conheçam, de uma forma gradual e aprofundada, a realidade física, social e cultural portuguesa; àmedida que vão adquirindo e desenvolvendo as suas competências linguísticas.
No que diz respeito à avaliação, os aprendentes seriam avaliados pelos trabalhos apresentados ao longo das aulas.

4.– Planificação


Objectivos Gerais

Ler e compreender um texto escrito;
Interpretar e responder a perguntas simples;
Informar sobre características físicas próprias de terceiros;
Informar sobretraços de carácter ou temperamento próprios de terceiros/de si próprio/da família;

Perguntar e fornecer informações acerca da habitação.

Funcionamento da Língua

Características físicas;
Verbo estar a + infinitivo;
Presente do Indicativo;
Pronomes possessivos;
Adjectivos / advérbios _ grau comparativo (regulares e irregulares)


Áreas Lexicais

A família;
O grau de parentesco;
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planificação de unidade
  • Unidade de Habitação de Marselha
  • Le corbusier
  • Le Corbusier, a unidade da habitação e a "Cidade Radiosa"
  • Análise Arquitetônica
  • Planificacao
  • Planificação
  • Planificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!