PLANETA TERRA

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
O PLANETA TERRA
A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, apresenta massa aproximada de 5,9742 × 1024 Kg, densidade de 5,52 g/cm³ e raio equatorial terrestre de 6.378,2 Km. Sua idade é calculada em cerca de 4,5 a 5 bilhões de anos. No decorrer desse longo período ela foi palco de inúmeras transformações físicas e biológicas em boa parte ainda não esclarecidas.
Sua atmosfera é formadapor emanações gasosas durante toda a história do planeta e é constituída principalmente por nitrogênio, oxigênio e argônio. A temperatura de sua superfície é suficientemente baixa para permitir a existência de água líquida, bem como de vapor de água na atmosfera, responsável pelo efeito estufa regulador da temperatura, que permite a existência da biosfera.
A Terra é formada por camadas sucessivas,de densidades diferentes, que aumentam da superfície para o centro. Por meio de perfurações o homem tem acesso, direto, apenas aos primeiros quilômetros. O estudo do interior do nosso planeta é realizado por meio de registros feitos por sismógrafos, aparelhos que detectam as ondas que se irradiam a partir dos tremores de terra ou abalos sísmicos. Essas ondas se propagam com diferentes velocidadesem meios de densidade também diferenciadas.
As camadas da Terra são separadas umas das outras. Em locais onde há mudanças rápidas na velocidade de propagação das ondas sísmicas ao se deslocarem pelo interior da Terra. É através das descontinuidades que se provocam as modificações na composição mineralógica do planeta.
A imagem que se tem sobre o interior da Terra, baseada principalmente nosconhecimentos da sismologia, está sumarizada na Figura abaixo. As principais camadas do interior da Terra são: a Crosta, Manto superior e inferior, Núcleo externo e interno. Essas camadas foram descobertas pela análise da refração e da reflexão das ondas sísmicas.

Interior da Terra
Fonte: https://sites.google.com/site/geologiaebiologia/s%C3%A9timo-ano/estrutura-interna-da-terra

4.1. Crostaou Crusta
A camada mais externa e delgada da Terra é chamada Crosta, cuja espessura média varia de 7 a 35 km ao longo de uma seção cortando áreas continental e oceânica. Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura.
Subdividimos a crosta em continental (essencialmente de natureza granítica), com cerca de 20 a 70 km de profundidade, e oceânica (essencialmente de naturezabasáltica), com cerca de 5 a 10 km de profundidade. A crosta é mais espessa sob os continentes e mais fina sob os oceanos.
Dentre as rochas expostas na superfície dos continentes, encontram-se desde as rochas sedimentares pouco ou não deformadas até as rochas metamórficas que foram submetidas a condições de temperatura e pressão correspondentes às da crosta intermediária ou profunda a mais de 20km.Podem estar presentes também, rochas plutônicas que cristalizaram em níveis crustais rasos e até profundos. Tanto as rochas metamórficas como as plutônicas estão expostas atualmente pela ação combinada das forças geológicas internas que, entre outras coisas, são responsáveis pelo soerguimento das cadeias montanhosas.

FONTE: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Topo.jpg)

4.2. Manto
É acamada que se segue à crosta, estendendo-se até uma profundidade com cerca de 2900 km. O manto é dividido em duas camadas: o manto superior e o manto inferior.
O manto superior é constituído, essencialmente, por material sólido. Estende-se até a uma profundidade com cerca de 700 km e as ondas sísmicas mostraram que esta camada apresenta valores de rigidez diferentes. A parte superior desta camadaforma, com a crosta, a litosfera.
Os cientistas admitem que, por baixo da litosfera, existe uma camada menos rígida e parcialmente fluida. Esta camada chama-se astenosfera. É sobre esta que as placas tectônicas "flutuam". Por baixo da astenosfera, o manto superior é novamente rígido.
Já o manto inferior estende-se abaixo do manto superior e é constituído por material rochoso. O manto inferior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planeta Terra
  • Planeta terra
  • Planeta terra
  • PLANETA TERRA
  • PLANETA TERRA
  • O planeta terra
  • PLANETA TERRA
  • planeta terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!