planejamtno estratégico

531 palavras 3 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FIAT X TOYOTA

Uma empresa que deseja manter-se competitiva no mercado deve procurar desenvolver um bom planejamento estratégico. Esse pode ser entendido como um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada, estando diretamente ligado a visão de futuro. Para isso a organização deve focar seu pensamento estratégico no sendo de direção, ou seja, aquilo que traduz para onde a empresa está indo (missão e visão).
Para melhor entender esse assunto, será feito uma comparação entre duas grandes empresas do setor de autómoveis, a Fiat e a Toyota, onde serão analisados a Missão e Visão de cada uma delas, procurando entender como a força destas definições estratégicas impactam o dia a dia destas empresas.
A Fiat Automóveis, instalada em Betim desde 1976 tem como missão 'Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.", e tem como visão 'Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos."
A Toyota, por sua vez, iniciou suas atividades no Brasil em 1958 e tem como missão "Enriquecer e servir a sociedade por meio de fabricação de automóveis" e visão "“Na Toyota, estamos determinados em firmar nossa posição na indústria automobilística mundial e em contribuir para a sociedade de usuários de carros do amanhã. Nós tomamos controle de nosso próprio destino perseguindo a inovação com visão a longo prazo em todas as áreas operacionais – incluindo desenvolvimento, compras, produção, e vendas – permitindo-nos liderar o crescimento na indústria”.
Analisando a missão das duas empresas pode-se perceber que ambas falam da sua finalidade última, que é a produção de automóveis, mas com foco nos clientes. A

Relacionados

  • Projeto integrado multidiciplinar
    11830 palavras | 48 páginas