Planejametno E Gestao Escolar

528 palavras 3 páginas
PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR

Gestão e Planejamento

A gestão democrática participativa pressupõe ações do diretor que privilegiem a integração do corpo docente, dos alunos, dos funcionários, dos pais e da comunidade e tem a finalidade de garantir a participação destes na elaboração da proposta pedagógica, no Conselho de Escola, na APM, ou seja, devem participar de todo processo decisório da escola.
O papel do diretor é cada vez mais ampliado e deve levar em consideração as ideias da democracia acadêmica que conduz o conjunto de professores para uma maior participação nas decisões escolares. Além disso, cabe ao diretor também planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar e essa estrutura hierarquizada pressupõe o uso da coerção para o cumprimento das tarefas. Toda essa estrutura tem implicação na administração escolar, pois professores diretores, coordenadores, pessoal de apoio exercem esse tipo de dominação entre si e sobre os alunos.
Para melhorar constantemente o planejamento organizacional da escola e consequentemente a qualidade pedagógica, devemos aumentar o profissionalismo dos professores, criar um ambiente positivo, garantir a disciplina na sala de aula, além de utilizar a APM, o Conselho de Escola, o Conselho de Classe e o Grêmio Estudantil como meios de integração comunidade/escola para o desenvolvimento de atividades que efetivem essa integração, e, assim, melhorar a qualidade do ensino.
E ainda para minimizar problemas disciplinares e evitar o alto índice de retenção e consequente evasão é necessário que a equipe gestora consiga envolver todos os membros da escola num trabalho efetivamente democrático e em conjunto revejam suas concepções sobre avaliação e que construam uma proposta pedagógica que venha ao encontro às perspectivas atuais dos alunos, considerando o avanço tecnológico, a rapidez de informações e a realidade social, já que esses fatores influenciam consideravelmente o interesse do aluno pela escola. Para se cumprir o papel de

Relacionados

  • ASSOCIA ES SENAR
    9344 palavras | 38 páginas