Planejamentos estratégicos, táticos e operacionais

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
Questão: Conceitue os diferentes tipos de planos (estratégicos, táticos e operacionais) e exemplifique, a partir de sua pesquisa em uma instituição pública, como está organizado o planejamento tendo em vista sua missão, valores e metas a serem atingidas.
DEFINIÇÃO:

PLANOS ESTRATÉGICOS – Abrange toda a Organização e a sua relação com o ambiente. São planos que estabelecem a missão, osprodutos e serviços a serem comercializados no mercado, os clientes e mercados a serem atendidos. A responsabilidade deste plano, caracterizado de longo prazo. (acima de quatro anos é da alta administração).

PLANOS TÁTICOS- Traduzem os planos estratégicos em ações especializadas, como marketing, operações, recursos humanos e finanças. A gerência Média é responsável pela implementação, em um períodode médio prazo (entre um ano e três anos). Na Administração Pública podemos incluir as Secretarias Municipais como a de Desenvolvimento e Promoção Social.

PLANOS OPERACIONAIS – Responsável por definir as atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou táticos, como a definição de orçamentos (Financeiro), lançamento de um produto (Marketing) e plano detreinamento (Recursos Humanos). A responsabilidade fica por parte dos supervisores, chefes de setores e cargos afins. Tem duração de até um ano.


EMPRESA PESQUISADA: PREVIDÊNCIA SOCIAL
A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social éutilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.
Sua missão é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promovero bem-estar social e tem como visão ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Dirigida por três Órgãos do Governo Federal: Ministério da Previdência Social (MPS), INSS e PREVIC, Composto pelas funções descritas abaixo que se encontram em azul,tratando-se da Alta Administração. A Previdência Social contribui com a visão de longo prazo do Governo Federal, para que o trabalhador e sua família possam obter proteção solidária inclusiva e sustentável. A Previdência Social está focada em 3 objetivos setoriais Implementar uma política justa e sustentável; melhorar a qualidade do atendimento e reconhecer direitos e promover a inclusão nosistema. Para cada um desses objetivos foram definidas ações que alavancam os resultados institucionais, são elas: Continuidade do Processo de Inclusão Previdenciária; Melhoria de Atendimento aos Cidadãos; Sustentabilidade Financeira e Atuarial; e Inversão da Lógica de Indenização para a Lógica de Prevenção das Doenças e Acidentes de Trabalho e Avanços Adicionais no Âmbito de Acordos Internacionais daPrevidência, fundamentais para garantir a proteção dos trabalhadores brasileiros em tempos de globalização e aperfeiçoamento do combate às fraudes.

PLANEJAMENTO TÁTICO – Composto pelas funções abaixo que se encontram em negrito composta por Chefes de Gabinete, Secretários, Consultores e Ouvidores que conduzem seus departamentos. Estabelecendo planos, estratégias e metodologias, traçando metaspara atingir os objetivos da organização e interagindo de acordo com os interesses da mesma

PLANEJAMENTO OPERACIONAL – Composto pelas funções descritas abaixo que não se encontram em negrito, responsáveis por executar de forma eficiente e eficaz o planejamento Estratégico e Tático designado a cada área da Organização com o fim de atingir seus objetivos e metas.

ÓRGÃOS DO GOVERNO FEDERAL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estratégico tático e operacional
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
  • Planejamento estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estrategico/tatico/operacional
  • Planejamento: estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estratégico, tático e operacional,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!